Mundo

Entrevista SIC Notícias

À procura do Titan: “Sons são positivos", mas podem não ser “das pessoas que estão a bordo"

O comandante da Esquadrilha de Superfície da Marinha, Baptista Pereira, explica o que pode ser o eventual ruído captado pelos sonares do navio-mãe.

OceanGate
Loading...

Continuam as buscas pelo submarino da empresa OceanGate Expeditions que desapareceu no domingo no Oceano Atlântico. O aparelho realizava uma expedição aos destroços do Titanic quando foram perdidas as comunicações com terra.

Uma aeronave canadiana detetou esta quarta-feira sons subaquáticos vindos da aérea de buscas pelo submarino desaparecido durante uma excursão aos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico.

Contudo, o comandante Baptista Pereira explica que não se pode assumir que “o ruído é das pessoas que estão a bordo do Titan”.

No entanto, o comandante diz, em entrevista à SIC Notícias, que “eles hão de ter a bordo, num kit de emergência, uma ferramenta para bater na parte mais metálica” para fazer barulho.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos avançou esta quarta-feira novos detalhes sobre as buscas pelo submarino, que desapareceu com cinco pessoas a bordo numa expedição aos destroços do Titanic.

Com base na informação prestada pela empresa responsável pela expedição em causa, o submarino dispunha de 96 horas de oxigénio quando ficou incontactável, no domingo de manhã, pouco menos de duas horas depois de submergir em direção aos destroços do Titanic.

Isto significa que terão agora menos de 15 horas de oxigénio disponível e as reservas acabam na quinta-feira de manhã.