O governo dos Países Baixos anunciou que, a partir de 1 de janeiro de 2024, os telemóveis, tablets e smartwatches vão ser banidos das salas de aulas, de forma a evitar distrações dos estudantes.
Ainda assim, há exceções à regra em que a disciplina exija o uso de aparelhos tecnológicos ou por questões de saúde, como o caso de alunos portadores de deficiência.
“Embora os telemóveis estejam interligados com as nossas vidas, não pertencem às salas de aulas. Os alunos precisam de ser capazes de se concentrar e de ter a oportunidade de estudar bem. Os telemóveis são uma distração, como nos mostram estudos científicos, e é necessário proteger os jovens disso”, defendeu o ministro da Educação, Robbert Dijkgraaf.
A medida vai ser implementada depois de o Ministério da Educação ter chegado a acordo com representantes das escolas e outras organizações ligadas ao ensino.
Os estabelecimentos escolares poderão implementar a regra da forma que acharem mais conveniente, mas serão previstas sanções na lei caso esta não produza efeitos satisfatórios até ao verão do próximo ano.