A Rússia lançou 28 drones sobre a Ucrânia durante a noite de segunda-feira visando sobretudo a região de Odessa, com pelo menos 22 drones. De acordo com fonte militar, as aeronaves não tripuladas foram quase todas destruídas pelas defesas aéreas ucranianas.
A Força Aérea da Ucrânia afirma que os sistemas de defesa destruíram 26 dos 28 drones Shahed de fabrico iraniano lançados pela Rússia sobre Odessa e Kiev.
Segundo o governador de Odessa, 22 drones foram abatidos e dois atingiram um edifício da administração no porto.
"Um terminal de cereais num porto na região de Odessa" foi alvo do ataque, disse o governador regional Oleg Kiper.
Os destroços provocaram um incêndio em dois terminais do porto de Odessa, um deles dedicado à exportação de cereais.
"Devido à queda de fragmentos dos drones abatidos, deflagrou um incêndio em dois terminais perto do porto, incluindo num terminal de cereais", disse um responsável militar local.
A Rússia ataca frequentemente o porto de Odessa com o alegado objetivo de destruir infraestruturas fundamentais para a economia ucraniana.
Acordo para exportação de cereais ucranianos
Sob mediação da ONU e da Turquia, a Ucrânia e a Rússia assinaram, há um ano, um acordo para a abertura de um corredor que permitiria novamente a exportação de cereais a partir de três portos ucranianos, incluindo Odessa.
O acordo permitiu restabelecer parcialmente a navegação no Mar Negro, depois de a Rússia a ter bloqueado completamente após a invasão da Ucrânia.
A Rússia afirmou esta terça-feira que os navios que transportam cereais dos portos ucranianos devem deixar o Mar Negro antes de o acordo de Istambul expirar no dia 17, reiterando que não pretende uma nova extensão do entendimento.