Mundo

Polícia australiana investiga misterioso cilindro gigante que deu à costa

Autoridades já descartaram que se possa tratar de uma peça de um avião, mas em cima da mesa está a hipótese de ser um depósito de combustível de um foguetão indiano. Por agora, o mistério continua.

Polícia australiana investiga misterioso cilindro gigante que deu à costa
REUTERS

O alerta à polícia foi dado por alguns moradores, no domingo à tarde, e era formado por uma descrição insólita. Tinha acabado de dar à costa um cilindro de metal gigante, com bastantes danos exteriores, numa praia da cidade de Jurien Bay, a mais de 200 quilómetros de Perth, na Austrália. Para os habitantes, a curiosidade era muita. Para a polícia, criou-se um mistério que ainda está por resolver.

Inicialmente, as autoridades trataram a descoberta como perigosa para a saúde, mas acabaram por concluir que não havia risco imediato para a comunidade, depois de uma análise de especialistas em química do departamento de bombeiros locais.

Ainda assim, a polícia continua a pedir à população que se mantenha longe do objeto até que este seja dali retirado, em segurança, de forma a “preservar possíveis provas” e facilitar análises mais detalhadas.

A polícia rapidamente descartou que o cilindro pudesse pertencer a um avião - como o voo MH370, que desapareceu em março de 2014 quando fazia a ligação entre a Malásia e a China - e a agência espacial australiana já se encontra a fazer diligências para apurar a sua origem.

Especialistas ouvidos pela imprensa internacional defendem que se possa tratar de um depósito de combustível de um foguetão indiano, o que pode significar que contém no seu interior substâncias tóxicas.

As autoridades australianas continuam a investigar a origem do cilindro, que deverá ser entregue ao país de origem.