Mundo

Tiroteio na Nova Zelândia: há mortos e vários feridos

O tiroteio aconteceu na cidade de Auckland e, segundo meios de comunicação locais, o atirador foi abatido pelas autoridades. Este incidente ocorreu no dia em que arranca o Mundial feminino de futebol, justamente em Auckland.

Tiroteio na Nova Zelândia: há mortos e vários feridos
NATHAN FRANDINO
Loading...

Pelo menos três pessoas morreram e seis ficaram feridas durante um tiroteio ocorrido em Auckland, na Nova Zelândia. O autor dos disparos - um jovem de 24 anos, segundo o jornal New Zealand Herald - foi abatido pelas autoridades.

O superintendente da polícia local, Sunny Patel, confirmou a morte do atirador e de mais duas pessoas na sequência de tiros de arma de fogo no centro da cidade, na manhã de quinta-feira (7:22 locais).

O tiroteio aconteceu num edifício em construção na Queen Street, segundo reporta a polícia neozelandesa na rede social Twitter, que acrescenta que a população deve evitar esta zona da cidade.

"O grave incidente esta manhã [de quinta-feira] está contido a um prédio em construção em Queen Street. A polícia pede à população que evite a área inferior da Queen Street e que aqueles que estão nos prédios do centro da cidade permaneçam no seu interior", esclarece um comunicado da polícia local.

As forças policias já encerraram várias ruas ao redor do local dos disparos e estão neste momento a investigar a ocorrência.

O New Zealand Herald escreve que o atirador é um homem de 24 anos que usava pulseira eletrónica. O autor dos disparos entrou dentro de um edifício e começou a disparar indiscriminadamente.

“O agressor deslocou-se pelo local de construção e continuou a disparar a sua arma de fogo. Ao chegar aos andares superiores do edifício, o homem trancou-se dentro do poço do elevador e o nosso pessoal tentou entrar em contacto com ele”, disse uma testemunha ocular ao jornal neozelandês.

Mundial feminino arranca esta quinta-feira em Auckland

O primeiro jogo do campeonato do mundo feminino de futebol está marcado para as 19:00 locais de quinta-feira (08:00 de Lisboa), no Eden Park, em Auckland, entre a Nova Zelândia e a Noruega, uma das seleções hospedadas no centro da mais populosa cidade neozelandesa.

Além de confirmar que morreram três pessoas, incluindo o atirador, o primeiro-ministro da Nova Zelândia, Chris Hipkins, afirmou hoje que o disparo de tiros causou ainda seis feridos, transportados para o hospital de Auckland.

“Não houve qualquer motivação política ou ideológica”, garante primeiro-ministro

Em conferência de imprensa, o chefe de Governo vincou também que o mundial feminino de futebol se vai desenrolar como até agora previsto, não havendo qualquer alteração no nível de ameaça à segurança nacional.

"Os habitantes de Auckland podem ter certeza de que a polícia neutralizou a ameaça e não está a procurar mais ninguém no âmbito do incidente. A segurança dos neozelandeses é a nossa prioridade", salientou.

Chris Hipkins referiu ainda que "não houve qualquer motivação política ou ideológica" para os tiros, disparados com uma 'shotgun' a partir dos andares mais elevados de Queen Street, e agradeceu à polícia pelo "ato heroico" de conter o incidente.

Loading...

Portugal entra em ação no domingo

Portugal, que compete no Grupo E, sediado na Nova Zelândia, estreia-se na prova no domingo, frente aos Países Baixos, a partir das 19:30 locais (08:30 de Lisboa), em Dunedin, antes de jogar com o Vietname em 27 de julho, a partir das 19:30 locais (08:30 de Lisboa), em Hamilton, e de defrontar os Estados Unidos em Auckland, em 01 de agosto, a partir das 19:00 (08:00 de Lisboa).

[Artigo atualizado às 00:42]