Mundo

"Onde é que vou viver?": incêndios na Grécia continuam a destruir habitações

O Governo do país alerta que os próximos dias serão muito difíceis, dado que as temperaturas poderão atingir os 45 graus em algumas regiões.

Loading...

A Grécia continua a enfrentar violentos incêndios às portas da capital do país. Dezenas de casas foram já destruídas e as temperaturas ainda vão subir mais, podendo mesmo chegar aos 45 graus.

Os meios aéreos não param e os reacendimentos atraiçoam os bombeiros e moradores das regiões mais afetadas pelos incêndio, na Grécia.

O incêndio na floresta de Dervenochoria, a cerca de 50 km a noroeste de Atenas, até chegou a perder intensidade esta quinta-feira, mas nunca esteve sob controlo.

Várias localidades foram evacuadas

Ao longo do dia, novos focos surgiram pela região de Atenas e novas localidades foram evacuadas. As chamas continuam a chegar perto das habitações e o vento fá-las ganhar dimensão.

O Governo do país alerta que os próximos dias serão muito difíceis, dado que as temperaturas ainda vão subir mais. Podem mesmo chegar aos 45 graus no fim de semana, em alguns pontos da Grécia.

O que já aconteceu ao longo dos últimos quatro dias ilustra aquilo a que se pode chamar de catástrofe. Só na região de Atenas, estimativas iniciais indicam que cerca de 150 mil hectares de floresta arderam, o que fez com que dezenas de famílias perdessem as habitações.

“O que é que eu posso fazer?"

Lazaros Alexandridis é uma das vítimas. Com 69 anos, e menos de 800 euros de reforma, confessa não saber ainda como vai reerguer a sua vida.

"O que é que eu posso fazer? Esperar que o Estado me dê alguma coisa? O Estado não me vai dar nada, digo-o abertamente e não tenho medo. Com a minha pensão, vou fazer com que tudo volte a ser como dantes. Não posso deixar isto assim, onde é que vou viver? Esta é a minha casa principal, não tenho outra. Trabalhei toda a minha vida para construir uma casa e, numa hora, vê-se o que aconteceu", confessa amargurado.