Mundo

Sorteio de PlayStations 5 torna-se verdadeira batalha campal nos EUA

Cerca de 1000 elementos das forças policiais foram mobilizados e várias pessoas acabaram detidas. Tudo aconteceu depois de um conhecido streamer ter anunciado nas redes sociais um sorteio de consolas de jogos. Veja o vídeo que mostra o caos que se instalou em Nova Iorque.

Sorteio de PlayStations 5 torna-se verdadeira batalha campal nos EUA
DAVID DEE DELGADO

Um streamer norte-americano anunciou que iria doar várias PlayStations 5 na Union Square, em Nova Iorque, mas os planos não correram de acordo com o esperado. O que seria uma tarde de diversão, acabou num cenário de completo caos.

Kai Cenat, o homem por detrás de toda esta história, revelou na sua página de Instagram que iria dar PlayStations 5 às 16:00 (21:00 em Portugal continental) e convidou todos os seus fãs a estarem presentes na localização escolhida pelo criador de conteúdos.

No entanto, o streamer não pensou que milhares de fãs pudessem iniciar um motim em plena Nova Iorque. Mas foi justamente isso que aconteceu.

O cenário de destruição

Milhares de pessoas - 2000 mais precisamente - deslocaram-se até à Union Square e mesmo antes do ‘giveaway’ começar já voavam cadeiras, garrafas e muitos outros objetos. Foram também captadas imagens de um grupo de pessoas a subir para o telhado de uma estação de metro, de barreiras de construção a serem derrubadas e de carros a serem danificados. Resumindo, um sorteio de consolas tornou-se numa verdadeira batalha campal.

Alguns helicópteros de vários canais televisivos registaram o momento em que o carro em que Kai Cenat seguia foi “engolido" pela multidão. Várias pessoas decidiram subir para o tejadilho do veículo, tendo algumas caído ao chão.

Às 17:00 locais, uma hora depois do suposto início do evento, a polícia estabeleceu várias barreiras no perímetro envolvente da Union Square, numa tentativa de conter o mar de gente que não dava tréguas.

De acordo com a CBS News, que cita a polícia de Nova Iorque, cerca de 1000 operacionais foram mobilizados e várias pessoas acabaram detidas. As autoridades não revelaram ao certo, mas garantiram que o número de detidos era suficiente para encher um autocarro.

Kai Cenat acabou por ser levado pela polícia para interrogatório, por volta das 17:00, por não ter licença, nem ter informado as autoridades acerca do evento.

Fontes policiais adiantaram que às 18:15 a multidão já tinha dispersado do local e a ordem tinha sido restabelecida.

Cenat acumula vários milhões de fãs na internet

O streamer, de 21 anos possui 6.5 milhões de seguidores na Twitch - uma plataforma de vídeos em direto -, quatro milhões no Youtube e 5.5 na rede social Instagram. O criador de conteúdos venceu no ano transato, o prémio de “Streamer do Ano” pela Streamy Awards - prémios anuais para as melhores produções de vídeos online em direto.