Mundo

Japão e Coreia do Sul na rota do tufão Khanun, vento pode chegar aos 150 km/hora

O tufão Khanun deverá atingir o Japão nas próximas horas. São esperadas chuvas torrenciais que já começaram a afetar algumas ilhas do arquipélago. A Coreia do Sul está também no caminho da tempestade.

Loading...

Cerca de 60 mil famílias no sul do Japão foram esta terça-feira aconselhadas a sair de casa e a procurar abrigo longe da região devido ao tufão Khanun, que avança lentamente, a cerca de 10 quilómetros por hora.

Centenas de voos foram cancelados e muitas ligações ferroviárias e marítimas suprimidas. A ilha de Kyushu está em alerta máximo, em plena trajetória da tempestade.

As autoridades alertam para o elevado risco de cheias, deslizamento de terras e desmoronamentos.

A Coreia do Sul, para já com temperaturas elevadas e calor tórrido, vai enfrentar os efeitos do tufão Khanun a partir da próxima quinta-feira, se o fenómeno atmosférico mantiver a progressão atual. São esperados ventos de 150km/hora e chuva torrencial.

As autoridades apelam à população para se proteger e afastar das zonas mais sensíveis. Montaram uma gigantesca operação para evacuar o acampamento mundial de escuteiros que decorria em Buan, no sul do país.