Mundo

Von der Leyen na Eslovénia após piores cheias da história recente do país

Pelo menos seis pessoas morreram naquelas que foram consideradas as piores inundações dos últimos 30 anos. Presidente da Comissão Europeia viaja esta quarta-feira para a Eslovénia.

Ursula von der Leyen
Ursula von der Leyen
JOHANNA GERON

A presidente da Comissão Europeia viaja esta quarta-feira para a Eslovénia para observar a destruição provocada pelas cheias dos últimos dias no país e que obrigaram o Governo esloveno a pedir ajuda a Bruxelas.

Pelo menos seis pessoas morreram naquelas que foram consideradas as piores inundações dos últimos 30 anos.

Milhares de pessoas foram retiradas de casa e várias habitações ficaram destruídas. Um cenário que já levou o Governo esloveno a pedir ajuda à NATO e à União Europeia.

ZIGA ZIVULOVIC JR
FEDJA GRULOVIC

A Eslovénia e o Chipre requereram no domingo o Mecanismo de Proteção Civil da UE por causa, respetivamente, das cheias e dos incêndios que estão a afetar estes países.

Em comunicado divulgado na segunda-feira, a Comissão Europeia anunciou o pedido feito pelos dois Estados-membros. Em resposta ao pedido esloveno, França vai enviar duas escavadoras e engenheiros e a Alemanha duas pontes prefabricadas, duas escavadoras e respetivo pessoal.O Copérnico, o sistema de satélites da UE, apresentou diversos mapas das regiões afetadas na Eslovénia.