Mundo

Biden anuncia "linha direta" entre EUA, Japão e Coreia do Sul

Perante o aumento das tensões com a Coreia do Norte e a China, os EUA, Japão e Coreia do Sul comprometeram-se a compartilhar informações e coordenar respostas sempre que se verificar uma crise no Pacífico ou ameaças a cada um dos três países.

Biden anuncia "linha direta" entre EUA, Japão e Coreia do Sul
EVELYN HOCKSTEIN

Os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul realizaram, esta sexta-feira, uma cimeira inédita em Camp David, a residência de campo Presidencial, próxima de Washington DC.

Joe Biden recebeu o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol. Depois da reunião, foi anunciada a criação de uma "linha direta" entre os três territórios.

Segundo o Presidente dos EUA, esta iniciativa tem como objetivo compartilhar informações e coordenar respostas sempre que se verificar uma crise na região do Pacífico ou ameaças a cada um destes países.

Os três líderes concordaram ainda em expandir os laços económicos e de segurança, num momento em que aumentam as tensões nas relações com a China e a Coreia do Norte.

A Presidência norte-americana pretende que esta cimeira entre os três países da região do Pacífico passe a ser realizada todos os anos.