Mundo

Joe Biden promete apoio para reconstrução das áreas ardidas no Havai

Joe Biden e a mulher sobrevoaram a ilha de Maui e constataram o elevado grau de destruição, quase duas semanas depois dos piores incêndios dos últimos 100 anos nos Estados Unidos da América.

Joe Biden em visita ao Havai.
Loading...

O Presidente norte-americano prometeu apoiar a reconstrução das áreas ardidas no Havai, respeitando a vontade da população. Joe Biden e a mulher visitaram Maui, cerca de duas semanas depois dos incêndios que mataram, pelo menos, 114 pessoas.

Joe Biden e a mulher sobrevoaram a ilha de Maui e constataram o elevado grau de destruição, quase duas semanas depois dos piores incêndios dos últimos 100 anos no país.

O presidente norte-americano garantiu o apoio do Governo na reconstrução, nos termos que o Havai determinar.

"Acabámos de avaliar os danos. Quero que saibam que, custe o que custar, enquanto for preciso (...) Nós vamos trabalhar para vocês, mas vamos fazê-lo da maneira que vocês querem, não como outros querem".

Frente a uma comunidade devastada, Biden partilhou a própria tragédia pessoal: a perda da primeira mulher e de uma filha num desastre rodoviário, unindo-se pela tristeza da perda.

População espera ações

Apesar de grata pela visita do Presidente norte-americano, a população manifesta receios. Kaimana Brummel, porta-voz da comunidade espera que as apalavras do líder da nação se traduzam em ações concretas.

Perto de mil pessoas ainda estão desaparecidas e 114 é o número de mortos. Algumas zonas de Maui ainda estão interditas, mas o governador do Estado apela ao turismo, para reanimar a economia local.

A cidade histórica de Lahaina, onde moravam cerca de 13.000 pessoas está desfeita. O casal Biden andou por entre os destroços, sobrevoou a ilha e o Presidente prometeu que o país vai suportar a reconstrução, depois de ter sido criticado pelos republicanos por tardar a deslocar-se à região.