A Lego vai lançar em setembro uma edição especial desenhada a pensar em crianças cegas, amblíopes e até nos curiosos que querem apender mais sobre braille. O novo conjunto dos mundialmente conhecidos tijolos coloridos estará disponível em inglês e francês.
Legos: “Jogo constituído por um conjunto de peças de plástico de vários tamanhos, que encaixam umas nas outras permitindo construir modelos de diversos objetos”, segundo o dicionário Infopédia, da Porto Editora, ou, por outras palavras, pequenas peças que, depois de nos entreterem durante horas, acabavam espalhadas pelo quarto.
Agora, crianças invisuais vão poder ter também esta experiência de forma completa. A edição ‘LEGO Braille Bricks – Play with Braille’ (LEGO Tijolos Braille-Brinca com Braille, em português) tem como objetivo auxiliar a aprendizagem das letras e dos números através do toque.
As pequenas peças coloridas foram concebidas para crianças (e adultos) com mais de seis anos que sejam invisuais, amblíopes ou que, simplesmente, sintam curiosidade em aprender braille de forma divertida e inclusiva.
Nova versão era distribuída a instituições
Até agora, esta edição especial estava apenas a ser distribuída de forma gratuita pela Fundação Lego a instituições especializadas em crianças com dificuldades visuais. No entanto, explica a Lego, pais, crianças, cuidadores e avós têm “sublinhado continuamente o impacto positivo que os tijolos têm e a forma como transformam o modo como as crianças com deficiência visual podem aprender braille”.
Dado o impacto causado, a empresa decidiu comercializar a ideia de forma a alargar o leque de pessoas que podem vir a ser beneficiadas pelo jogo educativo.
A edição ‘LEGO Braille Bricks – Play with Braille’ em inglês e francês está em pré-venda desde esta quinta-feira (24 de agosto) e será comercializada a partir do próximo dia 1 de setembro.
Esta versão contém 287 tijolos de quatro cores - branco, amarelo, verde, vermelho e azul - que são totalmente compatíveis com outros produtos da Lego.
O conjunto, que vem numa embalagem com relevo em braille, possui ainda duas placas de construção.
O que é o sistema braille?
Este é um método universal de leitura e escrita que permite que pessoas invisuais possam interpretar letras, números e símbolos musicais através de pontos em relevo, que podem ser lidos através do tato. Cada carater é representado por seis pontos organizados em duas colunas de três.