Mundo

Em Espanha, olha-se para o caos: chuva transformou ruas em rios de lama e até fez ruir uma ponte

As chuvas torrenciais causaram milhares de ocorrências em Espanha. Neste momento, fazem-se contas aos danos causados e prosseguem as buscas pelos desaparecidos.

Loading...

As chuvas torrenciais em Espanha provocaram, pelo menos, cinco mortos. Várias pessoas continuam desaparecidas depois das inundações que afetaram esta semana as regiões de Madrid e Castela-Leão.

Em Aldea Del Fresno, na comunidade de Madrid, a força da água fez ruir uma ponte onde seguia um carro com quatro ocupantes, membros da mesma família. A criança de 10 anos, resgatada ontem pelas autoridades, passou a noite agarrado a uma árvore para se salvar. A mãe e a irmã, que já tinham sido encontradas horas antes, foram transportadas para o hospital. O pai continua desaparecido.

Nas redes sociais, multiplicam-se os vídeos que mostram a destruição causada pelas chuvas intensas, sobretudo em Madrid e Toledo, que estiveram em alerta máximo. Desde as 14:00 horas de domingo e as 23:00 horas desta segunda-feira, só na capital foram reportados quase 2.300 incidentes relacionados com o temporal.

Ao longo destes dias, várias estradas e autoestradas foram cortadas e alguns voos sofreram condicionamentos. A circulação de comboios, que esteve interrompida, já foi restabelecida em praticamente todas as linhas, mas continua a haver perturbações.

Espanha esteve sob a influência de uma "depressão isolada em níveis altos", conhecida como DANA, em castelhano, que manteve no domingo em alerta boa parte do país por causa de chuvas torrenciais, estando ainda ativo um aviso meteorológico amarelo (o terceiro mais grave) nas regiões de Madrid e Castela La Mancha.