Mundo

“Bilionários não deviam existir”: ativistas pintam iate de luxo em Barcelona

Dois ativistas climáticos pintaram, em forma de protesto, o superiate da bilionária herdeira da Walmart, a famosa cadeia de supermercados norte-americana. O navio foi comprado em 2019 à família real do Qatar por 280 milhões de euros.

“Bilionários não deviam existir”: ativistas pintam iate de luxo em Barcelona
Reprodução/Scientist Rebellion

Ativistas climáticos vandalizaram o iate da bilionária herdeira da fortuna da cadeia de supermercados Walmart, em Barcelona. Os autores do ato de vandalismo revelaram ao jornal espanhol El Salto que com este protesto quiseram denunciar a responsabilidade que os multimilionários têm relativamente à crise climática.

Dois ativistas pertencentes aos movimentos Extinction Rebellion (Rebelião ou Extinção, em português) e Scientist Rebellion (Rebelião Científica, em português) dirigiram-se ao porto de Barcelona, ao início da manhã desta sexta-feira, e pintaram parcialmente com tinta biodegradável vermelha o casco do iate de luxo que ali se encontrava atracado.

Depois de executarem o protesto, exibiram uma tarja onde se podia ler “Bilionários não deviam existir”. Segundo reporta o El Salto, os autores da pintura quiserem com isto alertar para a responsabilidade dos super-ricos no que às alterações climáticas diz respeito.

O momento ficou registado em vídeo e foi partilhado nas redes sociais.

O protesto decorreu sem qualquer desacato ou confronto físico. Após pintarem o navio, elementos da segurança do porto de Barcelona apareceram e retiveram os ativistas até à chegada da polícia, que os identificou.

"Temos de diminuir e reduzir drasticamente as emissões e não vamos pedir às pessoas que menos têm para o fazerem. Temos de retirar a licença social a 1% da população para poluir o quanto quiser, só porque tem dinheiro e poder", refere um dos participantes no ato, citado pelo jornal espanhol, que acredita também que deve se criado um imposto especial sobre a riqueza.

Um porta-voz do Porto de Barcelona revelou à CNN Internacional que "após uma ação rápida por parte da equipa de segurança, o incidente foi corrigido e o barco está agora em perfeito estado".

É a segunda vez que o iate é vandalizado em menos de dois meses

Esta não é a primeira vez que o superiate da herdeira foi vandalizado. Em julho, quando estava ancorado em Ibiza, Espanha, ativistas do grupo Futuro Vegetal pintaram-no com tinta preta e vermelha e exibiram a mensagem “Vocês [multimilionários] consomem, os outros sofrem”.

Embarcação foi comprada à família real do Qatar

O iate de luxo em questão, batizado com o nome Kaos, está equipado com um heliporto, spa, piscina e tantos outros luxos dignos de um navio de luxo. É propriedade de Nancy Walton, herdeira da fortuna da Walmart, que possui inúmeros supermercados nos Estados Unidos da América.

A empresa foi fundada por Sam Walton, pai de Nancy, nos anos 60 e hoje é uma das maiores multinacionais do mundo.

O navio foi comprado pela norte-americana, em 2019, à família real do Qatar por 280 milhões de euros.