Marrocos vai precisar de ajuda para os próximos "meses ou mesmo anos"
ABDELHAK BALHAKI

Terminado

Mundo

Marrocos vai precisar de ajuda para os próximos "meses ou mesmo anos"

Depois de mais de 24 horas do sismo de magnitude 6,8 em Marrocos continuam as operações de salvamento. O abalo provocou milhares de vítimas entre feridos (dois portugueses) e mortos. O reino decretou três dias de luto nacional.

Todo o direto

Live blog encerrado

Marrocos vai precisar de ajuda para os próximos "meses ou mesmo anos"

SIC Notícias

Este liveblog termina aqui. Obrigada por nos ter acompanhado.

Cruz Vermelha alerta que país vai precisar de ajuda nos próximos meses ou anos

Marrocos vai precisar de ajuda para os próximos "meses ou mesmo anos"

SIC Notícias

A Cruz Vermelha Internacional alertou que Marrocos, na sequência do terramoto que atingiu o país, vai precisar de ajuda para os próximos "meses ou mesmo anos", além das necessidades das primeiras "24 a 48 horas críticas".

Em comunicado, o diretor regional para o Próximo Oriente e Norte de África da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) disse que a organização está a mobilizar-se para "apoiar o Crescente Vermelho Marroquino".

"Não será uma questão de uma ou duas semanas, como a nossa região viu com o grande terramoto na Turquia e na Síria no início deste ano. Esperamos meses, senão anos, de resposta", alertou Hossam Elsharkawi.

As equipas do Crescente Vermelho Marroquino deslocaram-se imediatamente para o terreno para "avaliar a situação, apoiar as operações de busca e salvamento e prestar ajuda às populações afetadas em estreita coordenação com a FICV e as autoridades locais", sublinha o comunicado.


Sismo em Marrocos: sobe para 2.012 mortos e 2.059 feridos

Há cerca de 300 portugueses identificados em Marraquexe, segundo o balanço da situação feito por João Gomes Cravinho, nesta tarde de sábado.

Presidente e membros do Conselho Europeu enviam carta de condolências a Mohammed VI

Marrocos vai precisar de ajuda para os próximos "meses ou mesmo anos"

Lusa

Os líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia enviaram este sábado uma carta de condolências ao Rei de Marrocos, Mohammed VI.

"A UE e os seus Estados-membros manifestam total solidariedade com o povo de Marrocos neste momento difícil. Os nossos pensamentos estão com todos os marroquinos que perderam os seus familiares queridos e os amigos. Desejamos uma rápida recuperação a todos os feridos. Na qualidade e estritos parceiros e amigos de Marrocos, estamos prontos a prestar assistência da forma que considerar útil", afirmam os líderes europeus na missiva.

TAP duplica número de lugares para Marraquexe e Casablanca nos voos de domingo

Marrocos vai precisar de ajuda para os próximos "meses ou mesmo anos"

Lusa

A TAP vai duplicar no domingo o número de lugares disponíveis nos voos para Marraquexe e Casablanca, em Marrocos, prevendo o transporte de 616 passageiros entre os três voos agendados.

Fonte oficial da transportadora aérea nacional disse à agência Lusa que a "TAP está a reforçar a operação para Marraquexe, duplicando os lugares disponíveis para os voos de amanhã [domingo], através da mudança para aeronaves maiores".

A mesma fonte acrescentou que nos dois voos previstos, em vez do Embraer 190 e 195, os voos serão operados em dois Airbus A321, sendo que cada aparelho tem capacidade para transportar 221 pessoas, o que dá no total 442 passageiros.

Além destes dois voos, a TAP vai também reforçar o voo para Casablanca, que no domingo será operado num Airbus A320, o que vai permitir aumentar o número de passageiros de 118 para 174.

Sismo em Marrocos: novo balanço aponta 1.305 mortos e 1.832 feridos

A Força Aérea Portuguesa anunciou que se encontra de prevenção "para uma possível projeção de meios da Proteção Civil para Marrocos".

Sismo em Marrocos: portugueses dormem em campo de futebol por precaução

Loading...

O hotel onde Susana e a família estão em Marrocos proibiu que lá ficassem a dormir por causa do perigo de réplicas. Foram encaminhados para um campo de futebol, mesmo ao lado.

Marrocos: "Não há forma de entrar nas casas e os meus pais estão lá dentro doentes"

Loading...

Civis, bombeiros, Proteção Civil, forças armadas e centenas de operacionais lutam contra o tempo para procurar sobreviventes. As equipas de emergência estão a ter dificuldades em chegar às zonas montanhosas.

TAP reforça operação em Marraquexe

Marrocos vai precisar de ajuda para os próximos "meses ou mesmo anos"

SIC Notícias

A TAP está a reforçar a operação para Marraquexe, duplicando os lugares disponíveis para os voos deste domingo, através da mudança para aeronaves maiores.

A operação irá sendo ajustada caso seja necessário.

"Parece um dia normal" na Praça Central de Marraquexe

Loading...

Muitos turistas decidiram continuar a aproveitar as férias em Marraquexe, depois do sismo que abalou o país. A enviada especial da SIC em Marrocos descreveu o cenário como "um dia normal de turismo".