Sismo: mais de 300 mil pessoas foram afetadas em Marrocos
Carl Court

Terminado

Mundo

Sismo: mais de 300 mil pessoas foram afetadas em Marrocos

O sismo que atingiu Marrocos, na noite de sexta-feira, provocou a morte a 2.122 pessoas. Pelo menos 2.421 pessoas ficaram feridas, dos quais 1.220 estão em estado grave. O Rei de Marrocos decretou três dias de luto nacional, mas ainda não pediu ajuda internacional.

Todo o direto

Live blog encerrado

Sismo: mais de 300 mil pessoas foram afetadas em Marrocos

SIC Notícias

Este liveblog termina aqui. Obrigada por nos ter acompanhado.

Equipas de emergência barradas nas fronteiras de Marrocos

Loading...

Quase 48 horas depois do sismo, Marrocos aceitou apenas o envio de equipas de resgate de cerca de cinco países. Nas fronteiras, há relatos de equipas de emergência impedidas de entrar no país.

Marrocos aceita ajuda de quatro países, incluindo Espanha e Reino Unido

A informação foi avançada pelo Ministério do Interior marroquino que, num comunicado, esclareceu que Rabat respondeu favoravelmente "nesta fase" às ofertas destes quatro países "para o envio de equipas de busca e salvamento".

"Não temos comida, nem água": Sismo afetou mais de 300 mil pessoas em Marrocos

Loading...

“Estou a dormir na rua há dois dias. Como podem ver, é tudo muito difícil para nós", conta Yassin, que perdeu familiares, vítimas do terramoto que abalou várias regiões do país.

Marrocos: “A simplicidade do apoio médico internacional é muito importante"

Loading...

Aos hospitais de Marraquexe continuam a chegar vítimas do terramoto. As últimas informações apontam para mais de 2 mil feridos a necessitar assistência médica.

Banco Africano de Desenvolvimento pronto a contribuir para reconstrução

Sismo: mais de 300 mil pessoas foram afetadas em Marrocos

Lusa

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou este domingo a disponibilidade para contribuir com recursos e conhecimentos especializados para ajudar a reconstruir as infraestruturas afetadas pelo sismo que atingiu Marrocos na sexta-feira.

"Gostaria de assegurar a sua majestade o rei Mohammed VI e ao povo do Reino de Marrocos que o grupo do Banco Africano de Desenvolvimento está pronto a contribuir com recursos e conhecimentos especializados para ajudar a reconstruir as infraestruturas afetadas nas comunidades", refere o presidente do BAD, Akinwumi Adesina, numa declaração após o terramoto em Marrocos, cujo número de mortos ultrapassa os 2.100.

Portugueses em Marrocos queixam-se de falta de informações sobre repatriamento

“Liguei durante mais de uma hora, constantemente, para a emergência consular”, diz um dos turistas que se queixaram. A Força Aérea Portuguesa retirou de Marrocos, na noite de sábado, 102 cidadãos portugueses.

Marraquexe vive "um domingo normal" apesar dos destroços

Comerciantes espalhavam-se pela praça da cidade, vendendo artesanato, roupas e frascos de óleo de argão. À porta da sua loja de cerâmicas, Aziz aponta para a rua e lamenta: "Aqui está tudo partido. O prejuízo foi grande".

BE lamenta mortes e mostra-se solidário com povos que sofrem

Sismo: mais de 300 mil pessoas foram afetadas em Marrocos

Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, lamentou, neste domingo, as mortes provocadas pelo sismo que atingiu Marrocos e manifestou a sua solidariedade para com "todos os povos que sofrem".

"Quero deixar uma palavra de solidariedade, em nome de todos nós, com o povo marroquino, pelo desastre natural que o atingiu, lamentando profundamente a sua dor, as mortes e o desespero de quem ficou sem nada", afirmou.

Novo balanço: 2.122 mortos e 2.421 feridos

O número de mortos na sequência do sismo em Marrocos aumentou para 2.122. Já o número de feridos passou para 2.421, segundo a televisão estatal do país, citada na tarde deste domingo pela Reuters.

Até ao momento, não há registo de vítimas mortais portuguesas, segundo as declarações feitas esta tarde pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho,