Mundo

Polícia espanhola detém patrão que utilizava sistema de GPS para vigiar trabalhador de baixa

A investigação foi iniciada depois de o trabalhador ter encontrado um localizador de GPS escondido debaixo da sua viatura. O empresário acabou por ser detido e acusado de crime contra a vida privada, falsificação de documentos e fraude.

Guarda Civil Espanhola
Guarda Civil Espanhola
Europa Press News

A polícia espanhola deteve, em Mairena del Aljarafe, Sevilha, um empresário suspeito de vigiar, através de um sistema de GPS colocado no carro, um trabalhador que se encontrava de baixa. O homem foi detido e responde agora por vários crimes.

A investigação foi iniciada depois de o trabalhador ter encontrado um localizador GPS escondido debaixo da sua viatura. De acordo com o jornal Sevilla el Diario, o denunciante encontrou o dispositivo de forma "fortuita" durante o processo de limpeza do carro.

Os agentes a cargo da investigação conseguiram, posteriormente, identificar o presumível autor do ato que se veio a revelar ser o patrão do queixoso, com que este teria um conflito laboral. O empresário acabou por ser detido e acusado de crime contra a vida privada, falsificação de documentos e fraude, de acordo com o meio de informação sevilhano.

As acusações foram feitas por o empresário ter utilizado, de forma fraudulenta, um cartão SIM em nome de uma empresa de Saragoça, que nada tinha a ver com os envolvidos e que sofreu encargos bancários de que não tinha conhecimento por utilização da linha móvel. O processo, bem como o detido, foram entregues ao Tribunal Judicial número 8 de Sevilha para aplicação de eventuais medidas de coação.