A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, referiu-se, durante o discurso no Estado da União, às questões do clima, lembrando que este foi o verão mais quente de sempre na Europa. Sublinha que é fundamental continuar a investir na transição energética.
“Grécia e Espanha foram afetadas por incêndios devastadores e, umas semanas mais tarde, voltaram a ser atingidas por cheias intensas. Vimos o caos e as vítimas provocadas pelo clima externo, das Eslovénia à Bulgária, passando por toda a União. Esta é a realidade de um planeta em ebulição”, disse Von der Leyen, durante o discurso.
Bruxelas anunciou que irá ter o “primeiro porta-contentores alimentado a metano verde, fabricado com energia solar” e que irá manter o apoio à indústria na transição para as energias verdes.
“Esta é a força da resposta europeia às alterações climáticas. O Pacto Ecológico Europeu cria o enquadramento, os incentivos e o investimento necessários, mas são as pessoas, os inovadores, os inventores, os engenheiros que desenvolvem as soluções”, disse ainda a presidente da Comissão Europeia.