Mundo

Putin encheu Kim de presentes: o que leva o líder norte-coreano para o “museu da amizade”?

O comboio do líder norte-coreano, Kim Jong Un, saiu da Rússia com mais carga do que chegou. Valdimir Putin e outras altas figuras do Estado não se pouparam nos presentes à Coreia do Norte, que serão em breve expostos no “museu da amizade”.

Putin encheu Kim de presentes: o que leva o líder norte-coreano para o “museu da amizade”?
Getty Images

O líder norte-coreano apanhou esta segunda-feira o comboio de regresso a Pyongyang. Na mala, levou uma série de presentes que recebeu durante a visita à Rússia e que vão agora figurar no museu da “amizade”, onde são guardadas as ofertas recebidas pelas três gerações de líderes da Coreia do Norte.

O que recebeu Kim Jong Un?

Após a cimeira com o líder russo, Kim Jong Un recebeu uma espingarda de fabrico russo “da mais alta qualidade”, revelou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. O Presidente norte-coreano terá retribuído a prenda. Ofereceu a Vladimir Putin uma espingarda “feita por artesãos norte-coreanos”.

Para além de armas, o Presidente russo deu ao homólogo da Coreia do Norte uma luva de cosmonauta, usada pela Rússia no espaço, informou a agência de notícias russa, TASS.

E nem só Putin presenteou Kim. Oleg Kozhemyako, governador da região de Primorsky, ofereceu-lhe um conjunto de armaduras modernas e leves, projetadas para operações de assalto, que protegem o peito, os ombros, a garganta e a virilha.

De acordo com a TASS, Kim também recebeu cinco drones de ataque unidirecional e um drone de reconhecimento Geranium-25, que é amplamente utilizado na guerra na Ucrânia. Isto representa uma violação de, pelo menos, duas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unida (ONU) contra a Coreia do Norte.

Do ministro da Defesa russo, Sergei Shoiguin, o líder norte-coreano ganhou um chapéu de pele.

O que é o “museu da amizade”?

A Coreia do Norte tem um grande orgulho em mostrar as prendas oferecidas a Kim Jong Un, bem como ao seu pai Kim Jong-il, e ao seu avô e fundador do Estado, Kim Il Sung, por líder estrangeiros.

As oferendas estão expostas em dois edifícios nas colinas da montanha Myohyangsan, a 160 quilómetros da capital Pyongyang. Inaugurado em 1978, o museu tem mais de 100 salas preenchidas com 115 mil objetos de mais de 200 países.

Que prendas estão expostas no “museu da amizade”?

Na coleção do “museu da amizade” constam peças como cristais enviados pelo ex-Presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, um conjunto de chávenas de chá oferecidas pelo ex-Presidente francês, François Mitterand, uma bola de basquetebol assinada por Michael Jordan (oferecida por uma ex-secretária de Estado dos EUA em 2000) e uma espingarda dada pelo falecido líder cubano Fidel Castro.

Agora, o “museu da amizade” contará com mais algumas peças, desta vez oferecidas por altas figuras de Estado da Rússia.