Mundo

Menina de 2 anos que se perdeu da família encontrada na floresta com cães da família

Há dúvidas de que o cão é o melhor amigo do Homem? Há mais uma uma história que defende essa tese. Thea Chase esteve desaparecida durante quatro horas, durante as quais caminhou descalça cerca de cinco quilómetros. Foi encontrada junto dos seus cães, que nunca a deixaram.

Menina de 2 anos que se perdeu da família encontrada na floresta com cães da família
Reprodução/Facebook Brooke Chase

Thea Chase, uma menina de dois anos, caminhou descalça mais de cinco quilómetros com os dois cães de família, que cuidaram dela e protegeram-na durante as quatro horas em que esteve desaparecida. Segundo as autoridades, Thea foi encontrada a descansar, utilizando um dos cães como almofada, numa zona de mato no Michigan, Estados Unidos da América.

As autoridades foram chamadas a uma casa na zona rural de Faithorn, no Michigan, por volta das 20:00 de quarta-feira, depois da criança ter saído de casa, disse o tenente da Polícia do Estado de Michigan, Mark Giannunzio, à CNN na sexta-feira.

Faithorn é uma pequena cidade cerca de um quilómetro e meio a leste da fronteira com o Wisconsin, no norte do Michigan.

Os detalhes do caso foram partilhados pela mãe da menina à imprensa internacional. A mulher contou que Thea desapareceu de casa sem que ninguém se apercebesse.

Brooke Chase, a mãe de Thea, foi verificar se a filha estava a brincar no quintal e foi nessa altura que deu conta do desaparecimento.

Quando Brooke e o cunhado, que tinha dito à criança para ir para dentro de casa por estar descalça, se aperceberam de que Thea não estava nem em casa nem no quintal, viveram momentos de desespero. Procuraram a menina durante cerca de 20 minutos e depois ligaram para o pai da criança e para a polícia, a pedir ajuda.

A polícia do estado do Michigan recorreu a dezenas de polícias, apoiados por drones e cães farejadores. O desaparecimento mobilizou ainda a população local para ajudar a localizar a criança, que se supunha estar algures perto de casa, numa área florestal.

Por volta da meia-noite, quatro horas depois da polícia ter sido notificada pela primeira vez, Thea acabou por ser encontrada a mais de cinco quilómetros de casa. A menina dormia profundamente, acompanhada pelos seus dois cães, os amigos Buddy, um Rottweiler, e Hartley, um Springer Spaniel, que estão com a menor desde que nasceu.

Citada pela WSFA, a mãe da menina acrescentou que "estava em pânico, a pensar o pior", durante as quatro horas em que as equipas de busca procuraram pela filha.

Quando foi encontrada, a criança aparentava estar bem e tranquila. A mãe diz que Thea chegou a rir e a dizer: “Olá mamã”, como se nada tivesse acontecido.

Após uma avaliação médica, confirmou-se que estava tudo bem com a criança, apesar de ter caminhado sempre descalça.

"Estou grata por os cães terem estado com ela", realçou a mãe, que agradeceu ainda a todos aqueles que ajudaram a encontrar Thea.