Mundo

Submarino espacial vai ser testado por baixo do gelo da Antártida

O grande objetivo do projeto, financiado em 2,68 milhões de euros, é procurar vida em grandes corpos de água, como os oceanos das luas de Júpiter e Saturno.

Antártica Ocidental
Antártica Ocidental
contains modified Copernicus Sentinel data (2019), processed by ESA,

Há muitos anos que os grandes corpos de água tem despertado o interesse dos cientistas. Um dos mais recentes projetos pretende lançar submarinos aos oceanos da lua de Júpiter Europa e do satélite natural de Saturno Enceladus. Mas antes quer testá-los na Terra.

Uma embarcação principal (a TRIPLE-nanoAUV 2) será responsável por atirar vários pequenos submarinos dedicados à exploração das profundezas do oceano.

Cada um destes mini-submarinos mede aproximadamente 50x10 centímetros e está equipado com uma sonda capaz de derreter gelo para facilitar os movimentos. Contudo, uma das questões mais complexas passa por suportar elevadas pressões subaquáticas.

A iniciativa, liderada por uma equipa alemã, quer testar as embarcações por baixo do gelo da Antártida, antes de rumarem ao espaço. Os testes estão programados para setembro de 2026.

O projeto, coordenado pelo MARUM (Center for Marine Environmental Sciences) e pela Universiade de Bremen, é financiado em 2,68 milhões de euros.