Mundo

ONU envia missão para Nagorno-Karabakh

A ONU e a União Europeia pedem ao Azerbaijão que garanta a segurança dos arménios de Nagorno-Karabakh. 70% da população fugiu nos últimos dias de uma ofensiva militar que provocou já centenas de vítimas.

Loading...

Em de Nagorno-Karabakh a situação está cada vez mais preocupante, quase 90 mil pessoas da população fugiu nos últimos dias de uma ofensiva militar que provocou centenas de vítimas no enclave separatista.

As Nações Unidas já se preparam para o pior e para uma crise de refugiados na vizinha Arménia.

"Estamos preparados para fazer face a um máximo de 120 mil pessoas. É muito difícil prever quantos virão neste momento, a situação está a evoluir muito rapidamente", diz Kavita Belani, agência da ONU para refugiados.

Entre os que fogem do enclave de maioria arménia, muito são menores de idade, já aterrorizados por nove meses de bloqueio das forças do Azerbaijão.

A ofensiva-relâmpago provocou centenas de vítimas e a detenção dos líderes separatistas. A Arménia aceitou já como adquirida a extinção em janeiro de 2024 da república separatista que desafiava o poder de Baku.

Pela primeira vez, nos últimos 30 anos, a ONU anunciou o envio de uma missão humanitária já este fim-de-semana para Nagorno-Karabakh.