Mundo

Aribnb faz apelo aos proprietários parisienses e gera polémica

A meses do arranque dos Jogos Olímpicos em Paris, os preços do alojamento na cidade continuam a disparar. Como solução para baixar os preços, uma das maiores plataformas de arrendamento temporário do mundo, a Airbnb, apela aos proprietários parisienses para alugarem os imóveis a turistas. O governo e a autarquia não gostam desta solução.

Loading...

Paris conta receber 16 milhões de turistas durante os Jogos Olímpicos do próximo verão mas a procura por alojamentos não só já começou como está já a fazer disparar os preços, sobretudo nos locais onde decorrem as provas olímpicas, por exemplo, junto ao Estádio Nacional de França.

Quem quiser marcar presença na abertura das Olímpiadas, a 26 de julho, e for procurar por uma só noite na plataforma de arrendamento temporário Airbnb há quartos que ultrapassam os 1.800 euros - valores cinco a seis vezes superiores à mesma altura deste ano.

O chefe executivo da americana Airbnb esteve na capital francesa e lembrou que a forma de baixar os preços para os turistas é colocar mais imóveis no mercado de arrendamento temporário.

Mas a ideia parece entrar em choque com o objetivo do governo liberal de Macron que quer reduzir os imóveis em Alojamento Local (AL) devido à crise na habitação, tendo aliás anunciado um agravamento da carga fiscal para arrendamentos temporários.

A capital francesa perdeu mais de 100 mil habitantes, na última década, a autarquia socialista da cidade tem apontado o dedo à especulação imobiliária e tem mobilizado equipas para fazer cumprir a lei que limita o número de noites que os proprietários podem arrendar a casa a turistas.