Parece algo saído de um filme de ficção científica, mas em breve poderá tornar-se realidade – por cerca de 2,53 milhões de euros.
Chama-se ARCHAX, em homenagem ao dinossauro arqueopterix. É um robô de quatro rodas, 4,5 metros de altura e 3,5 toneladas que se parece um pouco com "Mobile Suit Gundam" da popular série de animação japonesa.
A start-up Tsubame Industries, sediada em Tóquio, passou os últimos dois anos a desenvolver esta mega-máquina.
O robô será revelado no Japan Mobility Show no final de outubro. Posteriormente, a Tsubame Industries planeia vender cinco unidades por 400 milhões de ienes cada, cerca de 2,53 milhões de euros.
O robô possui monitores na cabine que recebem imagens de câmaras que estão fixadas na parte externa para que o piloto, que está dentro do torso do robô, possa manobrar os braços e as mãos com joysticks.
Ryo Yoshida, CEO da Tsubame, disse à agência Reuters que queria criar algo que combinasse elementos dos pontos fortes do Japão em animação, robótica e automóveis.
"Eu queria criar algo que dissesse: 'Este é o Japão'".
O robô tem dois modos: o "modo robô" vertical e um "modo veículo" em que pode viajar até 10 km por hora.
Yoshida planeia construir e vender cinco máquinas como um brinquedo para os fãs de robôs ricos, mas espera que um dia também possam ser usados para assistência em desastres ou na indústria espacial.