Uma das múmias mais antigas dos Estados Unidos vai ser sepultada, 128 anos depois, em Reading, na Pensilvânia. O homem, que tinha uma identidade falsa, foi embalsamado por engano pelo funcionário da funerária.
É conhecido pelos locais por Stoneman Willie, mas esse não é o seu verdadeiro nome. O homem deu uma identidade falsa às autoridades quando foi preso por roubo. Acabou por morrer na prisão, no dia 19 de novembro de 1895, de insuficiência renal.
Após a morte, nem as autoridades nem a funerária conseguiram localizar a família devido à identidade falsa.
O homem foi embalsamado por acidente pelo agente da funerária, que estava a experimentar novas técnicas. A agência funerária pediu permissão ao Estado para manter o corpo mumificado, em vez de enterrá-lo, alegando que pretendiam monitorizar a "experiência de embalsamento".
Mais de 120 anos depois e com a ajuda de tecnologia numa investigação "minuciosa", as autoridades identificaram o homem, que vai ser sepultado no cemitério local no próximo sábado.
No dia 1 de outubro, os moradores saíram à rua para comemorar o 275.º aniversário da fundação de Reading. O desfile contou com o carro funerário e com o caixão que transportava a múmia.
Esta semana, o "falso" Stoneman Willie está na Casa Funerária de Auman para as "últimas despedidas".
No sábado, vai haver um desfile pelas ruas da cidade e depois será sepultado no cemitério local.
O verdadeiro nome vai estar na lápide.