Mundo

"Um dos objetivos de Putin é liquidar Zelensky"

O comentador da SIC, José Milhazes, analisa a importância da visita de Volodymyr Zelensky a Portugal, com o País já em estado de prontidão para receber o Presidente ucraniano.

Loading...

A visita de Volodymyr Zelensky a Portugal, confirmada esta quinta-feira por fontes oficiais, tem “uma importância simbólica” e traduz-se numa “atitude de simpatia” do Presidente ucraniano, de agradecimento pelo apoio que o País “tem vindo a dar à Ucrânia” dentro das suas possibilidades, considerou o comentador da SIC, José Milhazes.

Sobre “toda esta confusão em volta da visita”, com a presença do chefe de Estado da Ucrânia em Granada, Espanha, e a incerteza sobre uma passagem por Portugal, o comentador não tem dúvidas: o motivo prende-se com razões de segurança.

"O Presidente Zelensky não pode anunciar com muita antecipação e antecedência as suas visitas, por uma questão de segurança. Nós sabemos que um dos objetivos de Putin é liquidar os dirigentes ucranianos e, nomeadamente, Zelensky", sublinha José Milhazes.

Por isso, “todas as medidas de segurança nunca serão suficientes para estes casos, é preciso estar com muita atenção”, reforça. Portugal já está, por isso, em estado de prontidão, para essa visita, sem que seja avançada uma data concreta para proteção do Presidente ucraniano.

O convite foi endereçado a Zelensky por Marcelo Rebelo de Sousa, aquando da visita do Presidente da República à Ucrânia.