Sobe para 250 número de mortes em Israel
ITAI RON

Terminado

Mundo

Sobe para 250 número de mortes em Israel

Israel decretou estado de alerta, depois de ter sido alvo de um ataque do Hamas, que diz ter disparado cinco mil rockets. O Hamas anunciou uma nova operação militar contra Israel. O primeiro-ministro de Israel já avisou a população de que o país está oficialmente em guerra.

Todo o direto

Este liveblog termina aqui. Obrigada por nos ter acompanhado

Sobe para 250 número de mortes em Israel

Mariana Guerreiro

EUA e Israel em "discussão aprofundada" sobre necessidades de ajuda militar

Sobe para 250 número de mortes em Israel

Lusa

Os EUA e Israel mantiveram no sábado uma "discussão aprofundada" sobre as necessidades de ajuda militar do Estado judaico face à ofensiva do Hamas, indicou um alto responsável da Casa Branca.

O funcionário, que falou sob anonimato e foi citado pelas agências internacionais, indicou ser possível um anúncio por parte de Washington já este domingo, mas reconheceu que o executivo norte-americano enfrenta uma situação parlamentar complicada, pelo facto de uma das câmaras do Congresso estar paralisada após a destituição do seu líder republicano (Kevin McCarthy).

Mais de 1.500 israelitas feridos

Sobe para 250 número de mortes em Israel

SIC Notícias

Segundo a nova atualização, há pelo menos 250 mortos confirmados em território israelita e mais de 1.500 feridos, segundo o Ministério da Saúde do país, menciona a Sky News.

Já na Faixa de Gaza, pelo menos 232 pessoas morreram e mais de 1.700 ficaram feridas.


MNE português reforça atendimento do Gabinete de Emergência Consular

Sobe para 250 número de mortes em Israel

Lusa

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) indicou ter reforçado o atendimento telefónico do Gabinete de Emergência Consular, para os portugueses que se encontram em Israel, na sequência dos ataques do movimento palestiniano Hamas.

Segundo fonte oficial, "foi reforçado o atendimento do Gabinete de Emergência Consular" e "o MNE apela para que os contactos sejam feitos" para os números do gabinete: +351217929714/+351961706472.

"O MNE acompanha a situação em permanência, através da Embaixada de Portugal em Telavive, aconselhando todos os portugueses que se encontram em Israel a seguirem estritamente as instruções das autoridades locais", lê-se no Portal das Comunidades.

EUA pedem ao líder da Autoridade Palestiniana para condenar ataques do Hamas

Sobe para 250 número de mortes em Israel

Lusa

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, pediu ao presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmud Abbas, e aos líderes árabes, para condenarem a ofensiva militar do Hamas em território israelita.

"Falei com o presidente da Autoridade Palestiniana, Abbas, para abordar os ataques terroristas contra Israel. Indiquei-lhe que todos os líderes da região devem condenar estes terríveis atos de terrorismo", indicou Blinken, numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter).

O chefe da diplomacia norte-americana pediu ainda ao líder palestiniano para "reforçar as medidas para repor a calma e estabilidade na Cisjordânia".

Exército vai utilizar "toda a sua potência" para destruir Hamas, garantiu Netanyahu

Sobe para 250 número de mortes em Israel

Lusa

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o Exército israelita vai utilizar "toda a sua potência" para "destruir as capacidades" do movimento islâmico palestiniano Hamas e pediu à população para abandonar a Faixa de Gaza.

No decurso de uma mensagem ao país transmitida hoje à noite pela televisão, após ter ocupado todo o dia em reuniões com responsáveis pela segurança, Netanyahu prometeu "reduzir a escombros" todos os esconderijos do Hamas no enclave palestiniano de dois milhões de habitantes e admitiu que a guerra vai "demorar tempo".

Ataques em Israel: "Os meus familiares estão assustados em casa. Por favor, cuidem deles"

Loading...

A oposição israelita chefiada pelo centrista Yair Lapid propôs ao primeiro-ministro, Netanyahu, criar um governo de emergência nacional. O correspondente da SIC, Henrique Cymerman, diz que neste sábado começou uma guerra que pode durar semanas.

Joe Biden garante que apoio dos EUA "é sólido e inabalável"

O Presidente norte-americano, Joe Biden, garantiu que os Estados Unidos estão ao lado de Israel perante os "ataques terroristas" do movimento islâmico Hamas e que o apoio à segurança israelita "é sólido e inabalável".

" [Os EUA] estão ao lado do povo de Israel diante desses ataques terroristas. Israel tem o direito de se defender e ao seu povo, ponto final. Nunca há uma justificação para ataques terroristas e o apoio da minha administração à segurança de Israel é sólido e inabalável", disse Biden, na Casa Branca, citado pela agência Associated Press (AP), acerca do que transmitiu num telefonema com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

TAP cancela voos de e para Telavive previstos para domingo e segunda

Sobe para 250 número de mortes em Israel

Lusa

A TAP decidiu cancelar os voos previstos para domingo e segunda-feira oriundos ou com destino para Telavive. Já o voo previsto para este sábado está a realizar-se e o avião partiu do aeroporto de Lisboa com destino a Telavive esta noite.

De acordo com a companhia aérea, os passageiros com bilhetes para estes voos cancelados poderão fazer a remarcação dos mesmos sem custos adicionais ou então pedir o reembolso.

Tal como a TAP, e segundo noticiou a agência francesa AFP, várias companhias aéreas cancelaram voos para Telavive após o ataque do Hamas contra Israel.

Entre as empresas que cancelaram as ligações aéreas estão a Lufthansa, a Emirates, a Ryanair, a Aegan Airlines, a Air France e companhias aéreas americanas.

"EUA vão estar sempre ao lado de Israel"

Loading...

“Nunca deixaremos de apoiar Israel”, afirmou Biden acrescentando que “não é altura para nenhuma das partes usar este momento para obter vantagens. O mundo está a ver”.