Mundo

"Apesar de condenar o ataque do Hamas, é imperativo proteger os civis": UE mantém ajuda à Palestina

O comissário para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, acrescentou que "a ajuda humanitária aos palestinianos vai continuar enquanto houver necessidade".

"Apesar de condenar o ataque do Hamas, é imperativo proteger os civis": UE mantém ajuda à Palestina
Bilal Hussein

O comissário europeu responsável pela ajuda humanitária, Janez Lenarcic, anunciou esta segunda-feira que, afinal, a União Europeia (UE) vai continuar a ajudar os palestinianos, "enquanto houver necessidade", depois de o comissário para o alargamento ter anunciado uma suspensão de apoios.

"Apesar de condenar veementemente o ataque terrorista do Hamas, é imperativo proteger os civis", escreveu Janez Lenarcic na rede social X (antigamente Twitter).

O comissário para a Gestão de Crises acrescentou que "a ajuda humanitária aos palestinianos vai continuar enquanto houver necessidade".

As declarações de Janez Lenarcic surgiram depois de o comissário europeu para a Política de Vizinhança e Alargamento, Oliver Varhelyi, ter ao início da tarde desta segunda-feira anunciado a suspensão da ajuda aos palestinianos e a revisão de todos os projetos existentes.

Entretanto, os órgãos diplomáticos de vários Estados-membros, incluindo Espanha, Luxemburgo e Irlanda, anunciaram um total desacordo com a decisão anunciada pela Comissão Europeia de suspender a ajuda humanitária aos territórios palestinianos.