Mundo

Israel: OLP confirma "contactos intensos" com líderes internacionais para travar guerra

Segundo a Organização de Libertação da Palestina, o objetivo dos contactos é o de "parar a cascata de derramamento de sangue, a destruição de cortar a respiração e as deslocações forçadas".

Israel: OLP confirma "contactos intensos" com líderes internacionais para travar guerra
Oren Ziv

A Organização de Libertação da Palestina (OLP) indicou esta terça-feira que a Autoridade Palestiniana está em "contactos intensos" com os líderes internacionais para tentar pôr cobro "imediatamente à guerra devastadora" desencadeada sábado com a ofensiva lançada pelo Hamas contra Israel.

"A direção palestiniana, encabeçada pelo Presidente [da Autoridade Nacional Palestiniana -- ANP, Mahmood Abbas, também conhecido por] Abu Mazen, esteve e continua a estar em contactos intensos com todos os líderes mundiais para pôr imediatamente termo a esta guerra devastadora", afirmou o secretário do Comité Executivo da OLP, Hussein al-Sheikh.

Segundo al-Sheikh, o objetivo dos contactos é o de "parar a cascata de derramamento de sangue, a destruição de cortar a respiração e as deslocações forçadas".

"A liderança [palestiniana] apela à entrega de alimentos de emergência e de material médico à Faixa de Gaza", prosseguiu o secretário do Comité Executivo da OLP na conta pessoal na rede social X (antigo Twitter).

Até ao momento, Israel confirmou mais de 900 mortos e 2700 feridos desde o início da ofensiva do Hamas, lançada no sábado e apoiada pela Jihad Islâmica.

Do lado oposto, as autoridades sanitárias palestinianas confirmaram 765 mortes e cerca de 4.000 feridos em consequência dos bombardeamentos e ataques israelitas na Faixa de Gaza, a que se somam mais de 15 em operações e confrontos com as forças de Israel na Cisjordânia.