Mundo

Ataque russo contra escola no sul da Ucrânia mata pelo menos três pessoas

A ofensiva à cidade industrial no Donbass parece preocupar as autoridades ucranianas, que têm estado envolvidas numa contraofensiva lenta durante meses.

Ataque russo contra escola no sul da Ucrânia mata pelo menos três pessoas
Brendan Smialowski

Um ataque russo causou, nesta quarta-feira, pelo menos três mortos numa escola secundária na cidade de Nikopol, no sul da Ucrânia, de acordo com as autoridades ucranianas, enquanto Moscovo garantiu ter avançado em Avdiivka, no leste do país vizinho.

"Às 18:35 [16:35 em Lisboa], outro corpo foi recuperado dos escombros do prédio do ensino secundário pelas unidades do Serviço de Emergência do Estado", anunciou esta instituição através da rede social Telegram.

"Um total de três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas. Há outra pessoa sob os escombros", acrescentou a mesma fonte.

Uma hora antes, o ministro do Interior ucraniano, Ihor Klymenko, tinha anunciado a morte de dois funcionários do estabelecimento de ensino.

Segundo a agência de notícias Interfax, o ataque a Nikopol destruiu parcialmente a escola e causou danos a 42 blocos residenciais, 18 edifícios agrícolas, uma loja, linhas de alta tensão, um veículo e vários painéis solares.

O Exército russo, por sua vez, garantiu que melhorou as suas posições graças à sua ofensiva em grande escala em torno da cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia, embora as forças de Kiev afirmem ter repelido o seu ataque.

A ofensiva a esta cidade industrial no Donbass parece preocupar as autoridades ucranianas, que têm estado envolvidas numa contraofensiva lenta durante meses.