O primeiro avião da Força Aérea Brasileira chegou à capital vindo de Telavive. Pela janela, os primeiros olhares são de ansiedade e alívio de quem acaba de chegar a porto seguro. Desceram as escadas a segurar a bandeira do país depois de serem resgatados do conflito israelo-palestino.
“Foi tudo muito rápido, muito assustador, mas na segunda-feira o nosso coração foi consolado quando recebemos a notícia que a Força Aérea Brasileira estaria lá para poder resgatar. Foi um resgate maraviloso. Tudo seguro”, descreveu Valdir Alvez Reis.
Nesse primeiro grupo chegaram 211 passageiros, mas o ministro da Defesa do Brasil afirma que serão feitas quantas viagens forem necessárias para resgatar os cerca de 2.500 brasileiros que continuam em Israel.
Entre gritos de felicidade e abraços, quem chega recorda o pânico aquando as primeiras explosões.
O plano do Governo é repatriar 900 brasileiros até sábado. As autoridades já confirmaram duas mortes.
Também 200 espanhóis que estavam retidos em Israel foram resgatados. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, há dois espanhóis desaparecidos após o ataque do Hamas.
Outro voo aterrou em Chipre, com cidadãos de várias nacionalidades, mas principalmente britânicos que estavam a viver em Israel.