Mundo

Turquia dá luz verde a entrada da Suécia na NATO

Depois da Finlândia, agora é a Suécia a conseguir aprovação para entrar na NATO. Recorde-se que os dois países candidataram-se à Aliança Atlântica no ano passado, deixando de lado as políticas de não-alinhamento militar.

Secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg
Loading...

A Turquia deu luz verde à entrada da Suécia na NATO. A informação foi esta quinta-feira confirmada pelo secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, após o fim da reunião de ministros da Defesa do Conselho da Aliança Atlântica.

"Praz-me dizer que o ministro da Defesa turco confirmou que a Turquia pretende apoiar o acordo para finalizar a adesão da Suécia. Portanto, agora espero que o governo turco apresente o protocolo de adesão no Parlamento e colabore para garantir uma célere ratificação", afirmou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

A Aliança Atlântica já tinha aprovado a entrada da Suécia durante a cimeira de Madrid, em junho de 2022, mas o parlamento turco ainda não tinha avançado no sentido de finalizar o acordo.

Depois da Finlândia, a Suécia

Os dois países candidataram-se à NATO em maio de 2022, nem três meses depois do início da guerra na Ucrânia, deixando de lado as políticas de não-alinhamento militar.

No caso da Finlândia, o país teve a adesão oficializada em abril deste ano.

No momento, fazem parte da NATO Portugal, EUA, França, Alemanha, Reino Unido, Turquia, Albânia, Bélgica, Bulgária, Canadá, República Checa, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia do Norte, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polónia, Roménia e Finlândia.