Mundo

Ataque em escola: França ativa alerta de emergência

A França entrou em alerta de emergência após o ataque com faca em Arras. A decisão foi tomada pela primeira-ministra após uma reunião de segurança o Presidente Emmanuel Macron.

Ataque em escola: França ativa alerta de emergência
Teresa Suarez

A França ativou o alerta de emergência após o ataque com faca em Arras, no norte do país, que causou a morte a um professor e dois feridos graves, adiantou o gabinete da primeira-ministra.

A decisão foi tomada pela primeira-ministra Elisabeth Borne após uma reunião de segurança no Eliseu com o Presidente Emmanuel Macron, noticiou a agência France-Presse (AFP), acrescentando que há receio de contágio devido ao conflito entre Israel e o Hamas.

O procurador antiterrorismo francês adiantou que várias pessoas foram detidas, para além do principal suspeito do ataque.

Jean-François Ricard detalhou que entre os feridos estão um professor, um elemento da segurança e um trabalhador de limpeza.

Agressor terá gritado "Allah Akbar" durante o ataque

Segundo uma fonte policial, o homem responsável pelo ataque a escola secundária em Arras tem 20 anos é de origem chechena. O irmão do atacante, de 17 anos, também foi detido pelas autoridades de segurança francesas.

De acordo com informações de uma fonte da polícia francesa, o agressor terá gritado "Allah Akbar" [Deus é grande] durante o ataque.

Um irmão mais velho do suspeito foi preso no verão de 2019 pelo serviço de inteligência antiterrorista da França, suspeito de estar envolvido no planeamento de um ataque que foi frustrado e está na prisão, revelou à agência Associated Press (AP) a inteligência francesa.

O irmão mais velho também era um ex-aluno da escola secundária visada, sendo que cumpre uma pena de cinco anos de prisão por crimes terroristas.

Macron: França “atingida mais uma vez pela barbárie do terrorismo islâmico”

"Quase três anos depois do assassinato de Samuel Paty, o terrorismo atingiu novamente uma escola e num contexto que todos conhecemos", frisou Macron no local do ataque em Arras.