Mundo

Netanyahu reúne-se pela primeira vez com famílias de reféns

"Em nome do Governo de Israel e em nome de todo o Estado de Israel pedimos que nos perdoem pelo que se passou. Porque a responsabilidade é do Governo de Israel e do Estado de Israel no seu conjunto", disse a ministra.

Netanyahu reúne-se pela primeira vez com famílias de reféns
Jacquelyn Martin

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, reuniu-se este domingo pela primeira vez com representantes das famílias de israelitas sequestrados pelo Hamas e garantiu-lhes que a sua libertação é um dos objetivos da operação militar na Faixa de Gaza.

"Garantiram-nos que um dos objetivos da guerra é trazê-los de volta a casa", explicou o porta-voz Dodi Zalmanovich, citado pelo diário israelita Haaretz, depois do encontro com o Comando da Frente Doméstica na base militar de Ramla.

Além disso, explicou que lhes foi transmitida "a clarificação por parte do primeiro-ministro de que esperar pelo final dos combates não corresponde ao que ele pensa".

"As famílias pedem que se adote qualquer ação necessária contra os líderes do Hamas e contra os líderes dos países árabes que podem influenciá-los para conseguir a sua libertação imediata", acrescentou.

Por seu lado, o ministro da Cultura e Desporto do Governo de Netanyahu, Miki Zohar, pediu desculpas às famílias em nome do executivo pelo ataque das milícias do grupo islamita Hamas em 07 de outubro.

"O Governo, o Estado, não estava preparado para um ataque como este", afirmou Zohar em declarações à rádio do exército israelita.

"Em nome do Governo de Israel e em nome de todo o Estado de Israel pedimos que nos perdoem pelo que se passou. Porque a responsabilidade é do Governo de Israel e do Estado de Israel no seu conjunto", acrescentou.