UE vai enviar dois aviões com ajuda humanitária para Gaza
AMIR COHEN

Terminado

Mundo

UE vai enviar dois aviões com ajuda humanitária para Gaza

O 10.º dia de conflito entre Israel e o Hamas está a ser marcado pelo atraso na reabertura da fronteira do Egito com a Faixa de Gaza, uma reabertura que representa a entrada de ajuda humanitária e a saída de estrangeiros e palestinianos com dupla nacionalidade. O Governo israelita ativou entretanto um plano para evacuar 28 localidades perto da fronteira com o Líbano. Acompanhe aqui os últimos desenvolvimentos ao minuto.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigada por nos ter acompanhado.

Rússia evita condenar Hamas em proposta de resolução do Conselho de Segurança

Para ser adotada, uma resolução exige a aprovação de pelo menos nove dos 15 membros do Conselho, sem qualquer veto de um dos cinco membros permanentes (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China).

Polícia israelita prende cantora por expressar solidariedade com Gaza

Após a detenção, a cantora será interrogada e presente a tribunal, de acordo com os meios de comunicação locais, palestinianos e israelitas.

Telavive condena "declarações imorais" de ministros espanhóis, Madrid rejeita "falsidades"

UE vai enviar dois aviões com ajuda humanitária para Gaza

Lusa

Israel acusou ministros espanhóis de fazerem "declarações imorais" sobre a situação no Médio Oriente e o Governo de Espanha rejeitou as críticas, que considerou "falsidades".

"É profundamente preocupante" que "certos elementos dentro do Governo espanhol tenham optado por alinhar-se com o terrorismo" do grupo islamita Hamas, defendeu o Governo de Telavive, num comunicado em castelhano divulgado pela embaixada de Israel em Espanha.

Para Israel, "estas declarações não são só absolutamente imorais, põem também em perigo a segurança das comunidades judias em Espanha".

Um milhão de pessoas deslocadas em Gaza, aponta ONU

UE vai enviar dois aviões com ajuda humanitária para Gaza

Lusa

O número de deslocados na Faixa de Gaza devido à ofensiva israelita atingiu um milhão de pessoas, informou a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA), alertando que a região sitiada continua sem acesso a água.

A partir dos seus escritórios em Gaza, a diretora de comunicações da UNRWA, Juliette Touma, concedeu uma conferência de imprensa em que indicou que os números estão constantemente a "mudar" e não param de crescer, mas que a sua agência, com 13 mil funcionários na Faixa, é a melhor colocada para observar o elevado nível de deslocamento."

Putin discute conflito pela primeira vez com Netanyahu

O Presidente russo Vladimir Putin falou esta segunda -feira pela primeira vez com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre o conflito com o Hamas e informou o israelita das suas conversas com vários líderes regionais e da Autoridade Palestiniana.

"O lado israelita foi informado dos principais pontos dos contactos telefónicos que tiveram lugar hoje com os líderes da Palestina, do Egito, do Irão e da Síria", adiantou o Kremlin em comunicado.

Putin transmitiu as "mais profundas condolências" às famílias dos israelitas mortos e sublinhou "a sua firme rejeição e condenação de qualquer ação cujas vítimas sejam a população civil, incluindo mulheres e crianças", referiu a mesma fonte.

Hezbollah destrói câmaras de vigilância de Israel

O grupo militante libanês Hezbollah afirmou esta segunda-feira ter começado a destruir câmaras de vigilância em vários postos do exército israelita ao longo da fronteira, com o aumento da tensão após o início da guerra entre Israel e o Hamas.

Os meios de comunicação militares do Hezbollah divulgaram um vídeo que mostra francoatiradores a disparar e a destruir câmaras de vigilância colocadas em cinco pontos ao longo da fronteira entre Israel e Líbano, incluindo uma perto da cidade israelita de Metula.

Colômbia exorta embaixador de Israel a abandonar o país

UE vai enviar dois aviões com ajuda humanitária para Gaza

Lusa

A Colômbia pediu ao embaixador de Israel no país que "peça desculpa e se vá embora", na sequência de tensas trocas de palavras com a diplomacia israelita, no contexto do conflito com o movimento islamita Hamas.

Na sua conta X (antigo Twitter), o ministro dos Negócios Estrangeiros, Alvaro Leyva, exortou o embaixador Gali Dagan a "pedir desculpa e a ir-se embora", descrevendo os seus comentários ao presidente de esquerda como uma "grosseria sem sentido".

Cerca de 100 mil deslocados em território israelita devido ao conflito

UE vai enviar dois aviões com ajuda humanitária para Gaza

Lusa

Cerca de 100 mil israelitas foram deslocados das suas casas devido ao conflito contra o grupo islamita palestiniano Hamas, em particular residentes de cidades próximas da fronteira com a Faixa de Gaza e o Líbano, foi divulgado.

O Ministério da Defesa de Israel adiantou à agência Efe que o número de retirados ou realocados são "cerca de 100 mil".

"É fundamental a União Europeia atuar com unidade e rapidez", defende Marcelo

UE vai enviar dois aviões com ajuda humanitária para Gaza

SIC Notícias

O Presidente da República defendeu que é fundamental a União Europeia atuar com unidade e rapidez em relação à situação no Médio Oriente, perante o conflito entre Israel e o Hamas, com contenção nas declarações públicas.

Em resposta a perguntas dos jornalistas, num hotel de Bruxelas, onde chegou esta segunda-feira, para uma visita de Estado entre terça e quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que "a União Europeia tem atuado em domínios de política externa - como por exemplo a Ucrânia - com unidade, ultrapassando diversidades".

"Penso que para todos os europeus é fundamental que também no caso da situação no médio Oriente atue com unidade, e com a capacidade de prever, de antecipar e de influenciar, tanto quanto é possível influenciar com o seu peso, aquilo que se possa vir a passar no futuro imediato", afirmou.