Mundo

Presidente Putin insiste que contraofensiva ucraniana "falhou completamente"

O Presidente russo garante que a contraofensiva da Ucrânia falhou por completo e insiste que é o governo ucraniano que não quer a paz.

Loading...

O retrato feito pelo chefe de Estado russo é o de que as tropas ucranianas não estão a avançar no terreno e enfrentam pesadas baixas. Versão diferente é a que chega de Kiev.

“Quanto à contraofensiva, que alegadamente está suspensa, falhou completamente”, afirma Vladimir Putin, que vai ainda mais longe ao acusar Kiev de não estar interessada em negociações de paz.

Facto de Putin diz lamentar, destacando que o plano de 12 pontos apresentado pela China não tenha sido aproveitado.

“Infelizmente, a parte contrária não deseja levar a cabo qualquer tipo de negociação. Além disso, o Presidente ucraniano emitiu mesmo um decreto que proíbe que todos, incluindo ele próprio, de levar a cabo conversações de paz connosco”, salienta Putin.

Outra versão chega da Ucrânia. Kiev explica que qualquer acordo terá de passar pela retirada imediata de tropas russos de todo o território ocupado – condição que Moscovo não está disponível a aceitar.

Perante a ineficácia da diplomacia, os combates mantêm-se. A Ucrânia assegura que só nas últimas 24 horas travou mais de 50 ataques. A maior parte deles na região de Donetsk, onde Moscovo está a tentar recuperar território perdido.