Com o mundo de olhos postos no conflito entre Israel e Hamas, o Presidente russo, Vladimir Putin, e o “seu” ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov movimentam-se no Extremo Oriente.
Enquanto que Putin cumpre o segundo dia de visita à China,
À margem do Fórum para a Cooperação Internacional, Vladimir Putin assegurou que os mísseis de longo alcance entregues pelos Estados Unidos à Ucrânia apenas vão "prolongar a agonia" deste país, e com Kiev a considerar que podem contribuir para acelerar a sua estagnada contraofensiva.
Putin considerou que o envio destes mísseis, que Kiev pedia há vários meses, não vai alterar o curso da guerra, reivindicando de novo que os militares ucranianos registaram pesadas baixas na sua contraofensiva sobre as defesas russas.
Esta quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, chegou à Coreia do Norte, poucos dias após os Estados Unidos terem acusado Pyongyang de transferir munições para Moscovo destinadas a reforçar o seu arsenal na guerra da Ucrânia.
A agência noticiosa estatal RIA Novosti divulgou um vídeo com uma multidão a receber Lavrov num dia chuvoso em Pyongyang, na habitual cerimónia de boas vindas. Após a chegada, Lavrov referiu que a sua visita constitui uma oportunidade para concretizar os acordos que o Presidente Vladimir Putin e o seu homólogo norte-coreano Kim Jong Un assinaram quando se encontraram no cosmódromo russo de Vostochny, em setembro.