Mundo

Mais de 300 detidos nos EUA após manifestação pela paz na Faixa de Gaza

Centenas de manifestantes de grupos de defesa dos judeus, incluindo "Jewish Voice for Peace" e "If Not Now", entraram no edifício do Capitólio para pedir um cessar-fogo entre Israel e o Hamas.

Mais de 300 detidos nos EUA após manifestação pela paz na Faixa de Gaza
JONATHAN ERNST

Mais de 300 pessoas foram detidas por se manifestarem ilegalmente e três pessoas foram acusadas de agressão à polícia depois de os manifestantes se terem dirigido ao Capitólio para apelar a um cessar-fogo entre Israel e o Hamas.

Centenas de manifestantes de grupos de defesa dos judeus, incluindo "Jewish Voice for Peace" e "If Not Now", entraram num edifício de escritórios do Congresso na quarta-feira.

Os manifestantes, que envergavam t-shirts com a frase "Os judeus dizem cessar-fogo já", entoaram palavras de ordem como "deixem Gaza viver" e "não em meu nome" antes de serem detidos pela polícia do Capitólio.

As manifestações são proibidas no interior dos edifícios do Capitólio, e, segundo a polícia, a multidão reunida na rotunda do edifício Cannon House Office Building foi avisada para parar, antes de começarem a ser feitas as detenções.

305 pessoas foram depois libertadas

Os 305 detidos por manifestação ilegal foram posteriormente libertados e os acusados de agressão foram mantidos sob custódia até comparecerem perante um juiz.

Alguns membros liberais do Congresso têm vindo a pressionar para uma resolução da atual guerra entre Israel e o movimento islamita Hamas, alertando que os bombardeamentos israelitas contra civis em Gaza estão a provocar uma crise humanitária.