Duas reféns libertadas pelo Hamas já estão em Israel

Terminado

Mundo

Duas reféns libertadas pelo Hamas já estão em Israel

A fronteira de Rafah, entre o Egito e a Faixa de Gaza, deveria abrir esta sexta-feira, mas o impasse vai manter-se pelo menos até amanhã. O secretário-geral da ONU, António Guterres, chegou esta manhã a Rafah para acompanhar o processo e diz sentir-se “com o coração destroçado”. Hoje também Israel anunciou a evacuação de uma cidade junto à fronteira com o Líbano. Por sua vez, o Hamas liberta dois reféns por razões humanitárias. Acompanhe aqui os últimos desenvolvimentos ao minuto.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigada por nos ter acompanhado. Boa noite!

Justiça francesa suspende ordem de expulsão a ativista palestiniana

Duas reféns libertadas pelo Hamas já estão em Israel

Lusa

Uma ativista palestiniana, Mariam Abou Daqqa, conseguiu a suspensão de uma ordem de expulsão de França, após a justiça reconhecer que foi alvo de "grave ataque" pelo Ministério do Interior do país, que anunciou recurso da decisão.

Mariam Abou Daqqa, que se encontra de forma legal em França desde setembro, para participar numa série de conferências, foi notificada na segunda-feira da ordem de expulsão emitida pelo ministro do Interior, Gérald Darmanin.

Mas a ativista da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), uma organização radical de esquerda classificada como "terrorista" por Israel e pela União Europeia, contestou a ordem de expulsão através de um processo urgente no tribunal administrativo de Paris.

Greta Thunberg criticada por autoridade israelita após apoio aos palestinianos em Gaza

“Quem se identificar de alguma forma com Greta no futuro, na minha opinião, é um apoiante do terrorismo”, afirmou o porta-voz do exército israelita, Arye Sharuz Shalicar.

"Não se pode sacrificar civis inocentes", defende Marcelo Rebelo de Sousa

Loading...

O primeiro-ministro foi mais direto, acusando Israel de estar a violar o direito humanitário com cerco que está a fazer na Faixa de Gaza, apelando ao cessar-fogo.

Biden "muito feliz" após libertação de dois reféns norte-americanos

Duas reféns libertadas pelo Hamas já estão em Israel

Lusa

O Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou estar "muito feliz" pela libertação de dois reféns norte-americanos pelo Hamas e garantiu que não cessará esforços pela libertação daqueles que ainda estão detidos.

"Hoje, garantimos a libertação de dois americanos feitos reféns pelo Hamas durante o horrível ataque terrorista contra Israel a 7 de outubro. Os nossos concidadãos suportaram uma terrível provação nestes últimos 14 dias, e estou muito feliz por eles se reunirem em breve com os seus familiares, que foram devastados pelo medo", disse Biden, num comunicado oficial da Casa Branca.

Os reféns agora libertados e as suas famílias "terão o total apoio do Governo dos Estados Unidos à medida que recuperam e curam", garantiu Biden, pedindo o respeito à privacidade destes cidadãos.

Erdogan pede a Israel para parar as "operações que equivalem a um genocídio"

Duas reféns libertadas pelo Hamas já estão em Israel

Lusa

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, apelou hoje a Israel para que ponha imediatamente fim às "operações que equivalem a um genocídio" na sua guerra contra o movimento islamita Hamas em Gaza.

"Reitero o meu apelo aos dirigentes israelitas para que não aumentem de forma alguma a dimensão dos ataques contra civis e ponham imediatamente termo a operações que equivalem a um genocídio", escreveu Erdogan na rede X, antigo Twitter.

Milhares de libaneses deslocados de aldeias fronteiriças devido ao conflito

Duas reféns libertadas pelo Hamas já estão em Israel

Lusa

Mais de 4.200 pessoas foram deslocadas de aldeias do sul do Líbano, devido a confrontos na fronteira com Israel, mas as autoridades locais alertaram hoje que estão mal preparadas para um êxodo maior, em caso de uma guerra total.

Cerca de 1.500 deslocados estão alojados em três escolas na cidade costeira de Tyre, a cerca de 20 quilómetros a norte da fronteira, noticiou a agência Associated Press (AP).

Hezbollah reivindica cinco ataques a Israel em mais um dia de fogo cruzado

Duas reféns libertadas pelo Hamas já estão em Israel

Lusa

O grupo xiita libanês Hezbollah declarou ter lançado hoje cinco ataques contra o norte de Israel, a maioria dos quais com mísseis, em mais um dia de intenso fogo cruzado, nos treze dias de violência na fronteira.

De acordo com um comunicado do grupo xiita, a primeira ação desta tarde foi levada a cabo com mísseis teleguiados e "armas apropriadas" contra uma série de postos militares nas quintas de Chebaa e nas colinas de Kfar Chouba, territórios controlados pelo Estado de Israel, que o Líbano reclama como seus.

A primeira foto das reféns libertadas pelo Hamas

"Não há provas de ataque israelita" no hospital de Gaza

Duas reféns libertadas pelo Hamas já estão em Israel

SIC Notícias

Os serviços secretos franceses informaram que “não há provas” de que o ataque ao hospital de Gaza tenha sido levado a cabo por Israel, avança a France Press.