Mundo

“Israel está a dizimar a Palestina”, acusa Catarina Martins

Catarina Martins e Cecília Meireles desentendem-se em análise sobre o conflito Israel-Hamas.

Loading...

Em análise no "Linhas Vermelhas" desta terça-feira, Catarina Martins e Cecília Meireles debatem o financiamento do Hamas e as mortes provocadas pelos conflitos.

“Se o Egito aceitasse, ou se qualquer país vizinho aceitar, que Gaza deve ser integralmente evacuada, quer dizer que já se desistiu da Palestina, em vez de dizermos a Israel que não pode matar as pessoas. Não pode!”, acusa Catarina Martins.

Segundo Catarina Martins “Israel estava tão preocupado com alguém dizer que há crimes de guerra, mas não se preocupa por exemplo que a Web Summit também ocorra no Qatar que financia o Hamas. Israel está a dizimar a Palestina”.

Catarina Martins defende que a posição de Israel neste conflito consiste “numa fábula” e que não corresponde à realidade.

“É por isso que na Cisjordânia já houve sete mil assassinatos em 15 anos, é mais do que um por dia, onde não há Hamas. Na Cisjordânia não há Hamas e estão a matá-los também. Esta fábula que é criada não corresponde à realidade e não respeita as vítimas de nenhum dos lados”.

Já Cecília Meireles defende que, ainda assim, em Israel existe liberdade de voto.

“O que acham as pessoas em Israel podem dizê-lo em eleições livres, coisa que aparentemente não acontece na Faixa de Gaza, pois da última vez que fizeram eleições ganhou o Hamas e já lá vão quase 20 anos”, acusa Cecília Meireles.