Mundo

"Vestir a morte com alegria": México inicia celebrações do Dia dos Mortos

Centenas de esqueletos - "La Catrina" - desfilaram na avenida principal da Cidade do México nas festividades em que as famílias lembram os seus mortos e celebram a continuidade da vida.

Loading...

As ruas da Cidade do México ganharam vida na noite de domingo, 22 de outubro, quando centenas de esqueletos desfilaram na avenida principal da capital nas festividades do Dia dos Mortos.

Os mexicanos pintaram-se e vestiram-se como o icónico esqueleto mexicano "La Catrina" para as celebrações do "Dia de Muertos". O desfile é um dos muitos eventos na cidade desta tradição pré-hispânica em que as famílias lembram os seus mortos e celebram a continuidade da vida.

"La Catrina" foi criada por José Guadalupe Posada (1852-1913), um cartoonista, ilustrador e artista mexicano cujo trabalho influenciou muitos artistas latino-americanos por causa de sua agudeza satírica e engajamento político.

O "Dia de Muertos", ou o Dia de Finados em Portugal celebrado a 2 de novembro, entrelaça influências espanholas com o culto aos ancestrais na América Latina, especialmente no México, Guatemala, Peru, Bolívia e Equador.