Mundo

Deputado russo diz que a Finlândia está a ser transformada numa "segunda Ucrânia"

A afirmação foi feita na televisão estatal russa, onde Andrei Gurulyov defendeu que “Hoje os ânimos estão a aquecer na Finlândia” e que “É impossível não notar esse processo”.

Deputado russo diz que a Finlândia está a ser transformada numa "segunda Ucrânia"
LEHTIKUVA

Um deputado e ex-comandante militar russo afirmou na televisão estatal russa (Russia-1) que, depois da Ucrânia, a Finlândia poderá ser o próximo alvo de Vladimir Putin, adianta o jornalista da “BBC Monitoring” Francis Scarr, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

“O deputado russo Andrei Gurulyov diz que a Finlândia está a ser transformada numa ‘segunda Ucrânia’ e afirma que os finlandeses têm cada vez mais reivindicações territoriais sobre Petrozavodsk”, escreve o jornalista na publicação.

“Compreendemos muito bem que estão a transformar a Finlândia numa segunda Ucrânia. É impossível não notar esse processo”, afirma Andrei Gurulyov.

O deputado russo, aliado de Putin, menciona especificamente a cidade russa de Petrozavodsk, que está localizada a cerca de 175 quilómetros da fronteira com a Finlândia.

“Hoje os ânimos estão a aquecer na Finlândia. Dei aos meus assessores uma instrução específica para verem o que escrevem os finlandeses e é horrível. Dizem com alegria que ‘Petrozavodsk é nosso’”, acrescentou.

Em Setembro, a emissora pública finlandesa Yle informou que a Rússia tem vindo a desenvolver a sua base militar em Petrozavodsk.

A Finlândia aderiu à aliança militar da NATO este ano, em resposta à invasão em grande escala da Ucrânia por Putin, sendo que a Rússia e a Finlândia partilham uma fronteira de 1.340 quilómetros.

Ao juntar-se à Aliança Atlântica, em resposta à invasão russa na Ucrânia, a Finlândia deixou para trás a sua neutralidade militar.