O Exército israelita realizou esta sexta-feira intensos bombardeamentos, sem precedentes desde o início do conflito, no norte da Faixa de Gaza, particularmente na cidade de Gaza. As ligações em Gaza encontram-se cortadas e calcula-se que Israel vai iniciar a já prevista ofensiva terrestre.
Na SIC Notícias, o Major-General João Vieira Borges analisou a ofensiva terrestre na Faixa de Gaza e afirmou que esta operação irá mover meios por terra, ar e mar.
"Aquilo que vimos foi um ataque ao norte e ao centro, numa operação verdadeiramente conjunta com forças terrestres, aéreas e com a Marinha, pelo menos depois desta infiltração, com tropas especiais", atirou.
Vieira Borges defendeu ainda que esta ofensiva israelita poderá não ser o que se esperava. Devido à pressão norte-americana mas também à existência de uma divisão interna.
"Esta pode não ser aquela que estávamos à espera de uma grande ofensiva. Até porque há grandes pressões dos generais americanos, e até grandes divisões internamente, relativamente a uma operação tipicamente convencional. Tem que haver surpresa", acrescentou.