Mundo

Três mortos no resgate de embarcação com 209 pessoas ao largo das Canárias

Os migrantes chegaram ao porto de Los Cristianos, em Tenerife, na manhã desta segunda-feira. O arquipélago das Canárias está a receber migrantes em quantidade inédita desde 2006.

Imagem de Arquivo.
Imagem de Arquivo.
Felipe Dana

Dois migrantes foram encontrados mortos durante o resgate de uma embarcação com 209 pessoas a bordo e uma terceira faleceu à chegada à ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias, anunciaram esta segunda-feira socorristas espanhóis.

"Dois mortos foram recuperados durante o resgate de uma embarcação a 15 quilómetros a sul de Tenerife, ao largo das costas do noroeste de África, com 210 pessoas a bordo, entre os quais 37 menores", indicou uma porta-voz dos salvadores à AFP.

Uma terceira pessoa morreu à chegada ao cais onde o barco encostou, acrescentou à hora de almoço uma porta-voz dos socorristas de urgência das Canárias à AFP.

Os migrantes chegaram ao porto de Los Cristianos, em Tenerife, às 10:20 (09:20 de Lisboa).

O arquipélago das Canárias está a receber migrantes em quantidade inédita desde 2006.

No total, 23.537 migrantes chegaram às Canárias entre 1 de janeiro de 15 de outubro, mais 79% que no mesmo período de 2022.

A estes números acrescem os mortos resultantes de naufrágios nas águas marroquinas, espanholas ou internacionais, noticiados regularmente por diversas organizações não governamentais.