Mundo

Princesa Leonor de Espanha faz 18 anos. Uma vida em imagens

Leonor de Borbón y Ortiz faz 18 anos, jura a Constituição e tem como desafio convencer a sua geração da relevância da monarquia espanhola. A herdeira do trono afirmou, na semana passada, estar “consciente dos seus deveres e responsabilidades”

Princesa Leonor de Espanha faz 18 anos. Uma vida em imagens

Depois dos escândalos que envolveram o avô, o Rei Juan Carlos, Espanha quer abrir um novo capítulo e vive uma autêntica “Leonormania”.

A Casa Real aproveitou o momento para divulgar imagens inéditas da princesa das Astúrias. Uma vida sob o olhar dos fotógrafos, mas que os pais tentaram manter o mais privada possível.

Leonor nasceu a 31 de outubro de 2005 e uma das primeiras fotografias oficiais foi a do batizado no Palácio da Zarzuela. Teve como padrinhos os avós paternos, os então Reis de Espanha, Juan Carlos e Sofia.

Os pais não aceitaram interferências na educação da princesa e limitaram a sua exposição mediática. Uma das novas imagens publicadas mostra o primeiro dia de aulas de Leonor. A princesa chegou ao Colégio Santa Maria de los Rosales com o pai, o então príncipe Filipe e a mãe Letizia Ortiz.

As rotinas familiares também são conhecidas através de outra imagem onde Leonor surge com os pais numa mesa na Zarzuela. A rainha sempre fez questão de dar o pequeno-almoço às filhas e proibia o uso de tablets ou consolas durante a semana. As princesas tinham de ler na cama, todos os dias, antes de adormecerem.

Casa de S.M. el Rey / Borja Fotógrafos

Os biógrafos reais dizem que por influência da mulher, Filipe VI traçou sempre uma fronteira no núcleo duro da família. Em férias ou em atos oficiais, as imagens a quatro revelam a importância que o rei atribui à mulher e às duas filhas.

Numa das imagens mais marcantes agora reveladas, a princesa surge com o troféu de Campeões do Mundo de futebol conquistado pela seleção espanhola em 2010. Tinha 5 anos e diz que se lembra do brilho da taça e do barulho ensurdecedor do estádio.

Na galeria de fotos a caminho dos seus 18 anos multiplicam-se as imagens com a irmã, Sofia. Para os jornalistas que acompanham a família real, a relação entre as duas é quase umbilical. Amigas e confidentes, as duas irmãs falam várias vezes ao dia, mesmo quando estudam em países diferentes. Foi o caso quando Leonor entrou num regime de internato no País de Gales.

Casa de S.M. el Rey / Cristina García Rodero
Casa de S.M. el Rey

Leonor terminou o secundário e todos os professores elogiaram a entrega e o sentido de humor.

Uma etapa académica antes de iniciar a formação militar. De regresso a Espanha, seguiu o exemplo do avô e do pai ao entrar na Academia Geral Militar de Saragoça. Um momento carregado de simbolismo com a princesa a fazer o juramento da bandeira e prometer defender Espanha com a própria vida.

Casa de S.M. el Rey

O próximo marco é o juramento da Constituição no Parlamento espanhol. Um juramento igual ao que fez Filipe VI há mais de 40 anos. Do pai, Leonor herdou o sentido inabalável do dever. O desafio será criar a sua própria marca.