Depois dos escândalos que envolveram o avô, o Rei Juan Carlos, Espanha quer abrir um novo capítulo e vive uma autêntica “Leonormania”.
A Casa Real aproveitou o momento para divulgar imagens inéditas da princesa das Astúrias. Uma vida sob o olhar dos fotógrafos, mas que os pais tentaram manter o mais privada possível.
Leonor nasceu a 31 de outubro de 2005 e uma das primeiras fotografias oficiais foi a do batizado no Palácio da Zarzuela. Teve como padrinhos os avós paternos, os então Reis de Espanha, Juan Carlos e Sofia.
Os pais não aceitaram interferências na educação da princesa e limitaram a sua exposição mediática. Uma das novas imagens publicadas mostra o primeiro dia de aulas de Leonor. A princesa chegou ao Colégio Santa Maria de los Rosales com o pai, o então príncipe Filipe e a mãe Letizia Ortiz.
As rotinas familiares também são conhecidas através de outra imagem onde Leonor surge com os pais numa mesa na Zarzuela. A rainha sempre fez questão de dar o pequeno-almoço às filhas e proibia o uso de tablets ou consolas durante a semana. As princesas tinham de ler na cama, todos os dias, antes de adormecerem.
Os biógrafos reais dizem que por influência da mulher, Filipe VI traçou sempre uma fronteira no núcleo duro da família. Em férias ou em atos oficiais, as imagens a quatro revelam a importância que o rei atribui à mulher e às duas filhas.
Numa das imagens mais marcantes agora reveladas, a princesa surge com o troféu de Campeões do Mundo de futebol conquistado pela seleção espanhola em 2010. Tinha 5 anos e diz que se lembra do brilho da taça e do barulho ensurdecedor do estádio.
Na galeria de fotos a caminho dos seus 18 anos multiplicam-se as imagens com a irmã, Sofia. Para os jornalistas que acompanham a família real, a relação entre as duas é quase umbilical. Amigas e confidentes, as duas irmãs falam várias vezes ao dia, mesmo quando estudam em países diferentes. Foi o caso quando Leonor entrou num regime de internato no País de Gales.
Leonor terminou o secundário e todos os professores elogiaram a entrega e o sentido de humor.
Uma etapa académica antes de iniciar a formação militar. De regresso a Espanha, seguiu o exemplo do avô e do pai ao entrar na Academia Geral Militar de Saragoça. Um momento carregado de simbolismo com a princesa a fazer o juramento da bandeira e prometer defender Espanha com a própria vida.
O próximo marco é o juramento da Constituição no Parlamento espanhol. Um juramento igual ao que fez Filipe VI há mais de 40 anos. Do pai, Leonor herdou o sentido inabalável do dever. O desafio será criar a sua própria marca.