Mundo

China testa com êxito nave espacial reutilizável

A nave espacial de 17 metros de comprimento, que se destina a uso comercial, foi concebida para testar tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento de foguetões de transporte que possam ser utilizados em mais do que uma ocasião.

China testa com êxito nave espacial reutilizável
China Daily

O veículo espacial experimental reutilizável SQX-2Y da empresa chinesa i-Space completou hoje com sucesso um teste de descolagem e aterragem vertical, informou a imprensa local.

A nave espacial de 17 metros de comprimento, que se destina a uso comercial, foi concebida para testar tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento de foguetões de transporte que possam ser utilizados em mais do que uma ocasião, segundo a agência noticiosa oficial Xinhua.

O lançamento teste ocorreu às 14:00 (06:00, em Lisboa), a partir do centro de lançamento de Jiuquan, na região da Mongólia Interior. O veículo atingiu uma altura de 178,42 metros e aterrou 50 segundos depois a uma velocidade de 0,025 metros por segundo.

De acordo com a empresa, a precisão alcançada no alvo de aterragem foi de 1,68 metros.

O veículo é movido por um motor de propulsão a metano e oxigénio líquido, uma tecnologia utilizada pela primeira vez pela China em julho passado e anteriormente apenas desenvolvida pelas empresas norte-americanas SpaceX e Blue Origin.

De acordo com a i-Space, a informação recolhida no teste forneceu apoio técnico para o desenvolvimento de foguetões reutilizáveis de médio e grande porte que utilizem este tipo de propulsão.

Em maio passado, uma nave espacial reutilizável experimental regressou à China após 276 dias em órbita, o que foi considerado um marco no desenvolvimento deste tipo de tecnologia.

Na última década, Pequim investiu fortemente no seu programa espacial e alcançou marcos importantes, como a aterragem bem-sucedida de uma sonda no lado mais distante da lua em janeiro de 2019, um feito que nenhum país tinha conseguido até à data.