A Rússia atacou o centro da cidade de Odessa e infraestruturas portuárias com mísseis e pelo menos 15 drones, ferindo cinco pessoas e danificando edifícios e equipamentos de exportação de cereais, informaram esta segunda-feira as autoridades.
Os portos ucranianos são e vão continuar a ser uma das principais prioridades dos ataques das forças russas, como conta a correspondente da SIC, Iryna Shev.
“Depois de na noite passada o Porto de Odessa ter sido atingido, terão ficado danificados armazéns e camiões carregados com cereais ucranianos num tipo de ataque que se tem repetido frequentemente desde Julho deste ano, quando a Rússia saiu do acordo para a exportação de cereais do Mar Negro”.
A jornalista explica que a “Ucrânia vê estes ataques uma tentativa de Moscovo enfraquecer a economia do país e ocupar o seu lugar no mercado mundial da exportação de cereais”.
"Foi um final de dia muito barulhento, com o céu cheio de explosões, uma noite complicada que os habitantes de Odessa já estão habituados e chamas a estas noites 'guerra da estrelas", por causa da luta que há no céu (…) lidam com algum humor, mas nem por isso se deixam de preocupar", garante.
O ataque atingiu uma zona residencial no centro histórico da cidade, sendo que um dos mísseis danificou o Museu Nacional de História de Odessa,