Mundo

As primeiras imagens da sonda europeia Euclid rumo ao desconhecido

A missão espacial Euclid da ESA revela esta terça-feira, 7 de novembro, as suas primeiras imagens coloridas do cosmos. Nunca antes um telescópio foi capaz de criar imagens astronómicas tão nítidas de uma área tão grande do céu e tão longe no Universo.

As novas imagens do telescópio espacial europeu Euclid "ilustram todo o potencial de Euclid e mostram que o telescópio está pronto para criar o mapa 3D mais extenso do Universo e revelar alguns de seus segredos ocultos", garante a Agência Espacial Europeia.

A missão de Euclid tem como objetivo investigar como a matéria escura e a energia escura influenciam a formação e evolução do Universo como o conhecemos atualmente.

Ao que tudo indica, 95% do nosso cosmos é feito dessas misteriosas entidades, mas não entendemos o que são porque a sua presença causa apenas mudanças muito subtis na aparência e nos movimentos das coisas que conseguimos ver.

Para revelar a influência “obscura” no Universo visível, durante os próximos seis anos, Euclid irá observar as formas, distâncias e movimentos de milhares de milhões de galáxias até 10 mil milhões de anos-luz. E ao fazer isso, criará o maior mapa cósmico 3D alguma vez feito.