Biden defende pausa de três dias na guerra em Gaza
ISRAELI DEFENSE FORCES

Terminado

Mundo

Biden defende pausa de três dias na guerra em Gaza

Assinala-se esta terça-feira um mês desde o início da guerra entre Israel e o Hamas. Foi a 7 de outubro que o grupo islamita atacou, sem precedentes, o território israelita. As Forças de Defesa de Israel iniciaram, em seguida, uma forte retaliação, entraram na Faixa de Gaza e completaram o cerco à cidade de Gaza há poucos dias. Acompanhe aqui os últimos desenvolvimentos do conflito.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigado por nos ter acompanhado.

Orações e bandeiras a meia haste marcam primeiro mês de guerra

No muro das lamentações da cidade velha de Jerusalém realizaram-se orações pelo regresso dos reféns. As bandeiras israelitas foram colocadas a meia haste, enquanto os familiares das vítimas entoavam o hino nacional.

Washington quer evitar que guerra atinja Líbano

Biden defende pausa de três dias na guerra em Gaza

Lusa

O conselheiro do presidente dos EUA assegurou hoje, em Beirute, que Washington não quer que a guerra entre o Hamas e Israel chegue ao Líbano.

"Os Estados Unidos não querem ver o conflito em Gaza aumentar e expandir-se para o Líbano", disse o conselheiro Amos Hochstein, numa breve declaração aos jornalistas, sem direito a perguntas.

EUA contra nova ocupação de longo prazo de Gaza pelos israelitas

Biden defende pausa de três dias na guerra em Gaza

Lusa

O Governo dos Estados Unidos sublinhou hoje que se opõe a uma nova ocupação de longo prazo de Gaza por Israel, depois do primeiro-ministro israelita ter manifestado a intenção de assumir indefinidamente a segurança do território após a guerra.

"Na nossa opinião, os palestinianos devem estar no centro destas decisões, Gaza é território palestiniano e continuará a ser território palestiniano", frisou o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel, em declarações aos jornalistas.

"Em geral, não apoiamos a reocupação de Gaza e Israel também não a apoia", acrescentou.

Cruz Vermelha diz que caravana com ajuda humanitária foi alvo de tiros em Gaza

Biden defende pausa de três dias na guerra em Gaza

Lusa

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) adiantou que uma das suas caravanas que transportava ajuda humanitária em Gaza foi alvo de tiros, cuja fonte não especificou, num incidente que resultou num ferido.

"A caravana de cinco camiões e dois veículos do CICV transportava equipamentos médicos vitais (...) em direção ao hospital al-Quds da Sociedade do Crescente Vermelho Palestiniano, quando foi atingida por tiros", explicou este organismo em comunicado.

"Dois camiões foram danificados e um motorista ficou levemente ferido", acrescentou o CICV, realçando estar "profundamente perturbado" pelo situação em que a sua caravana humanitária "foi um alvo".

Gaza: Netanyahu exclui cessar-fogo ou entrega de combustíveis sem libertação dos reféns

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse hoje que exclui qualquer cessar-fogo ou entrega de combustíveis à Faixa de Gaza enquanto não forem libertados os 241 reféns retidos pelo Hamas.

Biden defende pausa de três dias na guerra em Gaza

Biden defende pausa de três dias na guerra em Gaza

SIC Notícias

Biden defende pausa de três dias na guerra em Gaza
EVELYN HOCKSTEIN

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que uma pausa de três dias na guerra poderá ajudar a garantir a libertação de alguns reféns, informou a Reuters citando fontes dos EUA e de Israel.

Exército israelita diz que está a combater dentro da cidade de Gaza

Biden defende pausa de três dias na guerra em Gaza

Lusa

O exército israelita, que está no seu primeiro mês de guerra contra o grupo islamita Hamas, anunciou hoje que as suas tropas estão a combater dentro da cidade palestiniana de Gaza pela primeira vez em anos.

"Pela primeira vez em décadas, as Forças de Defesa de Israel estão a combater no coração da cidade de Gaza", declarou hoje Yaron Finkelman, comandante do Comando Sul do exército israelita.

As tropas israelitas iniciaram operações militares dentro da Faixa de Gaza há cerca de dez dias, após semanas de contínuos ataques de artilharia a partir de solo israelita e bombardeamentos aéreos, e anunciaram no passado fim de semana um cerco das suas tropas à cidade de Gaza, a principal urbe do enclave palestiniano.

Guterres angustiado "nunca esquecerá as imagens horríveis" dos civis mortos

António Guterres voltou a apelar a um cessar-fogo humanitário imediato no conflito entre Israel e Hamas, numa mensagem em que assinalou um mês desde os injustificáveis "atos de terror" do Hamas.

Netanyahu propõe que Israel controle Gaza no pós-guerra

"Penso que Israel terá, por um período de tempo indefinido, a responsabilidade geral pela segurança, porque já vimos o que acontece quando não a temos", afirmou Benjamim Netanyahu.