Mundo

Presente com um fim trágico: conselheiro ucraniano morre no aniversário

A polícia fala em "descuido", Kiev diz que se tratou de um "incidente trágico". É o mais recente revés para a hierarquia militar da Ucrânia.

Loading...

Um dos mais importantes conselheiros militares da Ucrânia morreu depois de uma granada ter explodido no momento em que abria os próprios presentes de aniversário. Kiev fala num “incidente trágico”.

Hennadiy Chastyakov tinha 39 anos e era um dos mais próximos assessores do chefe das Forças Armadas da Ucrânia. Perdeu a vida em casa, no dia do próprio aniversário, quando uma das granadas que recebeu como presente foi ativada por engano pelo filho de 13 anos, que ficou gravemente ferido.

A polícia fala em manuseio descuidado de munições.

As autoridades já identificaram o colega que fez a oferta, apreenderam dois projéteis semelhantes e anunciaram ainda a abertura de um inquérito.

É o mais recente revés para a hierarquia militar da Ucrânia, depois de um ataque com mísseis ter provocado a morte a um grupo de soldados que estavam a ser condecorados na linha da frente.

Na linha da frente, a Rússia alegou esta terça-feira ter travado um ataque de drones na Crimeia. Estará ainda a preparar uma nova ofensiva no Donbass.